Desafios na Criação de Materiais Instrucionais Adaptativos e seu Uso em Ambientes Populares de E-Learning
Resumo
O uso de materiais instrucionais adaptativos na educação mediada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem sido feito de forma tímida. Normalmente, as experiências estão relacionadas a sistemas específicos e não estão incorporadas em ambientes populares de E-learning como o Moodle ou Sakai. Mesmo a criação de mecanismos de adaptação de conteúdos que podem ser acopladas a esses ambientes parece não ter sido suficiente para a criação de cursos adaptativos em alta escala. Este artigo tem por objetivo discutir os desafios associados à autoria de conteúdos adaptativos e sua integração em ambientes populares de E-learning.Referências
ADL. (2012) Advanced Distributed Learning. “SCORM: Sharable Content Object Reference Model”. Disponível em: <http://www.adlnet.gov/capabilities/scorm>. Acesso em: 19 de novembro de 2012.
Brusilovsky, P. (2003) “Developing Adaptive Educational Hypermedia Systems: from Design Models to Authoring Tools”. School of Information of Science, University of Pittsburgh, EUA.
Cañas, A. J., et. al. (2004). "Concept Maps: Theory, Methodology, Technology." In: Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping, p. 125-133. A.J. Cañas, J.D. Novak, and F.M. González, Editors. Universidad Pública de Navarra. Pamplona, Espanha. Devedzic, V. (2004) “Education and the Semantic Web”. International Journal of Artificial Intelligence in Education 14, p. 39-65, IOS Press, Países Baixos.
De Bra, P., et al. (2008) “GRAPPLE: Integrating Adaptive Learning into Learning Management Systems”. Proceedings of the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications (ED-MEDIA 2007). Viena, Austria.
Graf, S. (2007) “Adaptivity in Learning Management Systems Focussing on Learning Styles”. Tese de Ph.D. apresentada à Technische Universistät Wien para obtenção do título acadêmico de 'Doktorin der Sozialund Wirtschaftswissenshaften'. Viena, Austria.
Hendrix, M., Cristea, A. I. (2009) “Design of the CAM model and authoring tool”.
Department of Computer Science, The University of Warwick, Reino Unido.
Hendrix, M. (2010) “Supporting Authoring of Adaptive Hypermedia”. Tese (Doutorado) — University of Warwick, Department of Computer Science, Reino Unido.
Huddlestone, J.; Pike, J. (2007) “Seven key decision factors for selecting e-learning”. Cogn Tech Work, p. 237–247. Springer-Verlag London Limited, Londres, Reino Unido.
Klasnja-Milicevic, A., et al. (2010) “E-Learning personalization based on hybrid recommendation strategy and learning style identication”. Computers & Education Elsevier, EUA.
Oneto, L. et. al. (2009) “Making today’s Learning Management Systems adaptive”. 1st Workshop: Learning Management Systems meet Adaptive Learning Environments. European Conference on Technology-Enhanced Learning (EC-TEL). França.
Pappano, L. (2012). “The Year of the MOOC”. The New York Times, 4 de novembro de 2012, p. ED26. EUA. Disponível em [link]. Acesso em 24/05/2013.
Pinto, I. I. B. S. (2009) “Um Modelo Compuacional para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos”. Tese apresentada para obtenção do grau de Doutor em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil.
Ploum, E. (2009) “Authoring of Adaptation in GRAPPLE Project”. Department of Mathematics and Computer Science, Technische Universitet Eindhoven, Países Baixos.
Brusilovsky, P. (2003) “Developing Adaptive Educational Hypermedia Systems: from Design Models to Authoring Tools”. School of Information of Science, University of Pittsburgh, EUA.
Cañas, A. J., et. al. (2004). "Concept Maps: Theory, Methodology, Technology." In: Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping, p. 125-133. A.J. Cañas, J.D. Novak, and F.M. González, Editors. Universidad Pública de Navarra. Pamplona, Espanha. Devedzic, V. (2004) “Education and the Semantic Web”. International Journal of Artificial Intelligence in Education 14, p. 39-65, IOS Press, Países Baixos.
De Bra, P., et al. (2008) “GRAPPLE: Integrating Adaptive Learning into Learning Management Systems”. Proceedings of the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications (ED-MEDIA 2007). Viena, Austria.
Graf, S. (2007) “Adaptivity in Learning Management Systems Focussing on Learning Styles”. Tese de Ph.D. apresentada à Technische Universistät Wien para obtenção do título acadêmico de 'Doktorin der Sozialund Wirtschaftswissenshaften'. Viena, Austria.
Hendrix, M., Cristea, A. I. (2009) “Design of the CAM model and authoring tool”.
Department of Computer Science, The University of Warwick, Reino Unido.
Hendrix, M. (2010) “Supporting Authoring of Adaptive Hypermedia”. Tese (Doutorado) — University of Warwick, Department of Computer Science, Reino Unido.
Huddlestone, J.; Pike, J. (2007) “Seven key decision factors for selecting e-learning”. Cogn Tech Work, p. 237–247. Springer-Verlag London Limited, Londres, Reino Unido.
Klasnja-Milicevic, A., et al. (2010) “E-Learning personalization based on hybrid recommendation strategy and learning style identication”. Computers & Education Elsevier, EUA.
Oneto, L. et. al. (2009) “Making today’s Learning Management Systems adaptive”. 1st Workshop: Learning Management Systems meet Adaptive Learning Environments. European Conference on Technology-Enhanced Learning (EC-TEL). França.
Pappano, L. (2012). “The Year of the MOOC”. The New York Times, 4 de novembro de 2012, p. ED26. EUA. Disponível em [link]. Acesso em 24/05/2013.
Pinto, I. I. B. S. (2009) “Um Modelo Compuacional para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos”. Tese apresentada para obtenção do grau de Doutor em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil.
Ploum, E. (2009) “Authoring of Adaptation in GRAPPLE Project”. Department of Mathematics and Computer Science, Technische Universitet Eindhoven, Países Baixos.
Publicado
23/07/2013
Como Citar
PUBLIO, Gustavo Correa; PIMENTEL, Edson Pinheiro; GOMES, Eduardo Henrique.
Desafios na Criação de Materiais Instrucionais Adaptativos e seu Uso em Ambientes Populares de E-Learning . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 1377-1386.