O papel motivador de um agente pedagógico animado em um ambiente virtual de aprendizagem

  • Jun Hong Silva UFGD
  • Letícia Simioni Couto UFGD
  • Carla Adriana Barvinski UFGD
  • Valguima V. V. A. Odakura UFGD

Resumo


Diante do crescente interesse na utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de suporte no processo de ensino e aprendizagem, é questionado se um Agente Pedagógico Animado (APA) no papel de companheiro de aprendizagem poderia atuar como agente motivador. Este artigo propõe o uso de um APA em um AVA atuando como companheiro de aprendizagem na realização de atividades pedagógicas. A pesquisa objetivou verificar se um APA possui efetivamente papel motivador no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma pesquisa de opinião com alunos de Computação, que avaliaram a intervenção do APA no AVA. Os resultados apontam novos desafios para a aplicação deste em Informática na Educação.

Referências

Baylor, A. and Kim, Y. (2005). Simulating instructional roles through pedagogical agents. International Journal of Articial Intelligence in Education, 15:95–115.

Baylor, A. L. (2011). The design of motivational agents and avatars. Educational Technology Research & Development.

Fernandes, A. M. R., Deters, J. I., and Oldoni, A. (2006). Bernardo agente pedagógico do sistema tutor inteligente aplicado a neurosiologia. Anais do XVII Smpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1:168–176.

Frozza, R., da Silva, A. A. K., Schreiber, J. N. C., Lux, B., Molz, K. W., Kipper, L. M., Borin, M. P., de Carvalho, A. B., Baierle, J. L., and Sampaio, L. (2011). Agentes pedagógicos emocionais atuando em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Renote, 9.

Gomes, R., Barbosa, D. N., and Geyer, C. F. (2010). Lassalinho um agente pedagógico animado em um ambiente multiagente para educação a distância. RENOTE, 3(1).

Gulz, A. and Haake, M. (2006). Design of animated pedagogical agents-a look at their look. Int. J. Hum.-Comput. Stud., 64(4):322–339.

Klein, P. S. (1996). The literacy of interaction: Are infants and young children receiving a ”mental diet”conducive for future learning? The Journal of Developmental Processes, pages 123–137. Disponível em: http://www.psych.utah.edu/people/people/fogel/jdp/journals/1/journal106.pdf. Acesso em: Abril de 2013.

Mazlan, M. and Nur, A. (2012). Students’ Perception of Motivation to Learn: Does PhD thesis, Durham University, UK. Disponível em: an Avatar Motivate? http://etheses.dur.ac.uk/3367/. Acesso em: Abril de 2013.

Sansonnet, J. P., Correa, D. W., Jaques, P., Braffort, A., and Verrecchia, C. (2012). Developing web fully-integrated conversational assistant agents. In Proceedings of the 2012 ACM Research in Applied Computation Symposium, RACS ’12, pages 14–19, New York, NY, USA. ACM.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Jun Hong; COUTO, Letícia Simioni; BARVINSKI, Carla Adriana; ODAKURA, Valguima V. V. A.. O papel motivador de um agente pedagógico animado em um ambiente virtual de aprendizagem. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1387-1395.