TSHAPE – Technical Skills and Human Abilities for Personalized Education – Educação na era do Acesso Aberto

  • Nizam Omar UPM
  • Pollyana Notargiacomo Mustaro UPM
  • Jairo Passos Simões UPM
  • Edson Pinheiro Pimentel UFABC
  • Ismar Frango Silveira UPM

Resumo


O acesso aberto a materiais educacionais e cursos tornou-se um dos temas mais referenciados e debatidos das listas de discussão universitárias, principalmente na área de Computação, onde os estudantes e professores são os mais aptos a considerar em suas atividades essas formas de acesso a novas informações e material didático. A Educação a Distância vem sendo debatida, criticada e utilizada no Brasil há mais de duas décadas, sem consenso a respeito de sua eficácia e dos seus critérios de avaliação, no entanto a sua importância e abrangência no cenário educacional brasileiro são inegáveis. As recentes aberturas de cursos massivos online (MOOC) de forma coordenada pelas principais universidades mundiais, lideradas pelas maiores universidades estadunidenses, trazem à discussão a sua importância e os possíveis efeitos que elas trarão sobre o atual modelo educacional brasileiro. Este artigo apresenta uma proposta de mudança de paradigma educacional baseado em tecnologias focado nos objetivos de aprendizagem e no estudante no lugar do atual paradigma em que a educação está centrada na formação e nos objetos de aprendizagem.

Referências

________ Coursera. Disponível em http://www.coursera.org. Acesso em 12/04/2013.

________ EDX. Disponível em http://www.edx.org. Acesso em 12/04/2013.

Gagné, R. M., Briggs, L. J., & Wager, W. W. (1992). Principles of instructional design (4th ed.). Forth Worth, TX: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers.

Fini, A. et al. (2008). IntroOpenEd 2007: an experience on Open Education by a virtual community of teachers. Journal of e-Learning and Knowledge Society (Je-LKS) (pp.231-239), v. 4, n. 1.

McAuley, A., Stewart, B., Siemens, G. & Cormier, D. The MOOC Model for Digital from 2010. Retrieved November 5, 2001, Practice. http://www.elearnspace.org/Articles/MOOC_Final.pdf.

________NETP-2010 National Education Technology Plan 2010 – Disponível em http://www.ed.gov/technology/netp-2010. Acesso em 12/04/2013.

PIMENTEL, Edson Pinheiro. Um Modelo para Avaliação e Acompanhamento Contínuo do Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz. 2006. 218f. Tese de Doutorado _ Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.

Siemens, G. (2005). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, v. 2, n. 1.

Väljataga, T., Põldoja, H. & Laanpere, M. (2011). Open Online Courses: Responding to Design Challenges. In: Proceeding of the 4th International Network-Based Education 2011 Conference (NBE 2011) (pp. 68-74).

Vardi, Moshe Y. Will MOOCs Destroy Academia? Communications of the ACM, Vol. 55 No. 11. Disponível em [link]. Acesso em 12/04/2013. 1413
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
OMAR, Nizam; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo; SIMÕES, Jairo Passos; PIMENTEL, Edson Pinheiro; SILVEIRA, Ismar Frango. TSHAPE – Technical Skills and Human Abilities for Personalized Education – Educação na era do Acesso Aberto. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1406-1413.