O desafio do acesso e permanência no Ensino Superior frente ao custo dos livros didáticos: proposta de uma arquitetura de criação e disseminação de livros digitais colaborativos abertos

  • Ismar Frango Silveira UPM
  • Pollyana Notargiacomo Mustaro UPM
  • Luciano Silva UPM
  • Nizam Omar UPM
  • Everton Knihs UPM
  • Virginia Rodés UdelaR
  • Antonio Silva Sprock UCV
  • Xavier Ochôa ESPOL

Resumo


O acesso à bibliografia em cursos superiores se torna um fator impeditivo, em muitos casos, ao acesso e à permanência de estudantes de estratos sociais menos favorecidos no Ensino Superior. Assim, a democratização do processo de criação, distribuição e adoção de livros didáticos é um desafio que se estabelece e que pode ser solucionado através da aplicação de soluções tecnológicas adequadas ao problema e às diferentes facetas regionais. Desta forma, o presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura para a criação e difusão de livros-texto colaborativos no contexto da América Latina, com uma visão a partir da realidade brasileira.

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Publicado
23/07/2013
SILVEIRA, Ismar Frango; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo; SILVA, Luciano; OMAR, Nizam; KNIHS, Everton; RODÉS, Virginia; SPROCK, Antonio Silva; OCHÔA, Xavier. O desafio do acesso e permanência no Ensino Superior frente ao custo dos livros didáticos: proposta de uma arquitetura de criação e disseminação de livros digitais colaborativos abertos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1414-1423.