O desafio do acesso e permanência no Ensino Superior frente ao custo dos livros didáticos: proposta de uma arquitetura de criação e disseminação de livros digitais colaborativos abertos

  • Ismar Frango Silveira UPM
  • Pollyana Notargiacomo Mustaro UPM
  • Luciano Silva UPM
  • Nizam Omar UPM
  • Everton Knihs UPM
  • Virginia Rodés UdelaR
  • Antonio Silva Sprock UCV
  • Xavier Ochôa ESPOL

Resumo


O acesso à bibliografia em cursos superiores se torna um fator impeditivo, em muitos casos, ao acesso e à permanência de estudantes de estratos sociais menos favorecidos no Ensino Superior. Assim, a democratização do processo de criação, distribuição e adoção de livros didáticos é um desafio que se estabelece e que pode ser solucionado através da aplicação de soluções tecnológicas adequadas ao problema e às diferentes facetas regionais. Desta forma, o presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura para a criação e difusão de livros-texto colaborativos no contexto da América Latina, com uma visão a partir da realidade brasileira.

Referências

Rodés, V. ; Ochôa, X. ; Silveira, I. F. ; Casas, A. P. (2012). Percepciones, actitudes y prácticas respecto a los libros de texto, digitales y en formatos abiertos por parte de estudiantes de universidades de América Latina. In: II Workshop em Recursos Educacionais Abertos, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CBIE 2012 - Workshops, 2012.

Craveiro, G.; Machado, J.; Ortellado, P. (2008) “O mercado de livros técnicos e científicos o Brasil: subsídio público e acesso ao conhecimento”. Disponível na Internet <http://www.gpopai.usp.br/relatoriolivros.pdf> , acesso em 10/04/2013.

Lindoso, F (2004). “O Brasil pode ser um país de leitores?: política para cultura/política para o livro”. São Paulo: Summus Editorial.

Castañeda, R. L. D. (2005) El libro em América Latina: situación actual y políticas públicas. Boletín Gestión Cultural, 13.

Lowry, P. B., Curtis, A. e Lowry, M. R. (2004) Building a Taxonomy and Nomenclature of Collaborative Writing to Improve Interdisciplinary Research and Practice, Journal of Business Communication, v. 41, n. 1, January, 66-99

Ravid, G., Kalman, Y. M., and Rafaeli, S. (2008). “Wikibooks in Higher Education: Empowerment through online distributed collaboration”. In Computers in Human Behavior, 24(5), 1913-1928.

Frith J. (2009). The Open Revolution An Environmental Scan of the Open Textbook Landscape. NC State University.

Dhokalia, U.; King, W.; Baraniuk, R. (2006). What Makes an Open Education Program Sustainable? The Case of Connexions. Disponível na Internet em <http://www.oecd.org/dataoecd/3/6/36781781.pdf>. Acesso em 28/3/2013.

Sanchez, C. A. e Wiley, J. (2009) To Scroll or Not to Scroll: Scrolling, Working Memory Capacity, and Comprehending Complex Texts. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, v. 51, n. 5, p 730-738

Brabham, D. (2008) Crowdsourcing as a Model for Problem Solving, An Introduction and Cases, Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, London, Los Angeles, New Delhi and Singapore Vol 14(1): 75–90.

Mustaro, P. N. ; Pimentel, E. P. ; Silveira, I. F. (2010). A Learning Network Recommendation Approach for Palimpsestic User-Led Open Educational Resources. In: J. Burton Browning. (Org.). Open-Source and Freeware Solutions in Education: Theory and Practice. 1ed.Santa Rosa, CA: Informing Science, 2010, v. , p. 63-83.

Silveira, I. F. ; Ochoa, X. ; Sprock, A. S. ; Morales, R. ; Arteaga, J. M. ; Deco, C. ; Casali, A. ; Bieluskas, Y. C. H. ; Gomes, J. ; Alves, C. H. ; Broisin, J. (2012) Collaborative Methodologies for Writing Open Educational Textbooks: a State-of art Review. In: II Workshop de Recursos Educacionais Abertos, 2012, Rio de Janeiro. Anais do CBIE 2012 - Workshops.

Ochôa, X. et al. (2013) Analysis of Existing Technological Platforms for the Collaborative Production of Open Textbooks. Proceedings of EdMEDIA'2013 - World Conference on Educational Media and Technology. Victoria Canada. A ser publicado.

Briscoe, G. & De Wilde, P. (2006). “Digital ecosystems: evolving service-orientated architectures”. BIONETICS '06 Proceedings of the 1st international conference on Bio inspired models of network, information and computing systems. ACM New York, NY, USA.

Rogers, E. M. (2003) Difussion of innovations. Fifth Edition. New York:Free Press.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA, Ismar Frango; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo; SILVA, Luciano; OMAR, Nizam; KNIHS, Everton; RODÉS, Virginia; SPROCK, Antonio Silva; OCHÔA, Xavier. O desafio do acesso e permanência no Ensino Superior frente ao custo dos livros didáticos: proposta de uma arquitetura de criação e disseminação de livros digitais colaborativos abertos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1414-1423.