Objeto de Aprendizagem Pitágoras: uma aplicação do uso de Múltiplas de Representações Externas na Remediação de Erros Matemáticos

  • Maici Duarte Leite UFPR
  • Diego Marczal UFPR / UTFPR
  • Andrey Ricardo Pimentel UFPR

Resumo


A remediação de erros é um recurso amplamente utilizado em Sistemas Tutores Inteligentes, sendo que sua eficiência pode ser ampliada com o uso das Múltiplas Representações Externas. Este artigo apresenta os resultados da aplicação de um experimento com um Objeto de Aprendizagem que explora o uso das Múltiplas Representações Externas no processo de remediação de erro. Para compor o presente estudo, é apresentado o modelo arquitetural, os arcabouços conceituais da classificação de erros matemáticos e das Múltiplas Representações Externas. Em seguida, é apresentada a finalmente, o aplicação contextualizada utilizada no experimento. E, desempenho dos aprendizes a partir das etapas pré-teste, teste e pós-teste.

Referências

Ainsworth, S.: DeFT: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. In: Learning and Instruction, 16, 183-198, (2006)

Ainsworth, S. The educational value of multiple representations when learning complex scientific concepts. Theory and Practice in Science Education, pp. 191-208, (2008).

Bazzo, G., Direne, A., Marczal, D. “Classificação automática de erros de aprendizes humanos do processo de indução analítica” In XXII SBIE – Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE-2011), p. 130-139, Aracaju, Sergipe, Brasil. SBC, (2011).

Cleeremans, A.; Jimenez L. Implicit Learning and Consciousness: An Empirical. Psychology Press (2002).

Cox, R.; Brna, P. Supporting the use of external representations in problem solving: The need for fexible learning environments. Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 6, pp. 239-302 (1995).

Easterday, M.W., Aleven, V., Scheines, R., Carver, S.M.: Using Tutors to Improve Educational Games.; In AIED(2011), 63-71.

Leite, M. D.; Pimentel, A. R. Oliveira, F. D. Um estudo sobre classificação de erros: uma proposta aplicada a Objetos de Aprendizagem. In: 22o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju - SE. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. p. 264-273. Brasil. SBC.

Leite, M. D., Pimentel, A. R., M. H. Pietruchinski. Remediação de erros baseada em Múltiplas Representações Externas e classificação de erros aplicada a Objetos de Aprendizagem Inteligentes. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXIII SBIE - XVIII WIE, 2012. Brasil. SBC

Marczal, D.; Direne, A. I. “Um arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro na solução de problemas”, Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, n. 63, pp. 19-27, 2011. Brasil. SBC. (2011).

Movshovitz-hadar, N.; Zaslavsky, O. (1987) “An empirical classification model for errors in hight school mathematics”, Journal for Research in Mathematics Education, v.18, n.1, p. 3-14, Março.

Oliveira, F. D., Leite, M. D., Pimentel, A. R. Um Processo de Remediação de Erros com Base no Uso de Múltiplas Representações Externas no Contexto de Objetos de Aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXIII SBIE - XVIII WIE, 2012. Brasil. SBC

Peng, A.; Luo, Z. A framework for examining mathematics teacher knowledge as used in error analysis . For the Learning of Mathematics, v. 29, n. 3, pp. 22-25, November (2009).

Radatz, H. “Error Analyses in Mathematics Education”, Journal for Research in Mathematics Education, v.10, n.2, p. 163-172, Maio (1979).

Rau, M. A., Aleven, V., Rummel, N.: Intelligent tutoring systems with multiple representations and self-explanation prompts support learning of fractions: In: 14th International Conference on Artificial Intelligence, pp. 441-448. IOS Press, Amsterdam (2009).

Vergnaud, G. “Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didáctica das matematicas. Un exemplo: as estruturas aditivas”, Análise Psicológica, v. 1, n. 5, p. 76-90, (1986).
Publicado
23/07/2013
LEITE, Maici Duarte; MARCZAL, Diego; PIMENTEL, Andrey Ricardo. Objeto de Aprendizagem Pitágoras: uma aplicação do uso de Múltiplas de Representações Externas na Remediação de Erros Matemáticos . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1434-1442.