Desafio do Uso de Gamificação em Sistemas Tutores Inteligentes Baseados em Web Semântica

  • Fernando R. H. Andrade USP
  • Laís Z. Pedro USP
  • Aparecida M. Zem Lopes USP
  • Ig Bittencourt UFAL
  • Seiji Isotani USP

Resumo


Sistemas Tutores Inteligentes (STI) baseados em Web Semântica são ambientes de ensino e aprendizagem que utilizam técnicas de Inteligência Artificial e tecnologias semânticas (e.g. ontologias) para dar suporte personalizado aos alunos. Apesar dos benefícios proporcionados por esses sistemas, alguns problemas, como a externalização de comportamentos inadequados (e.g. "gaming the system") podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem. Dentre as possíveis soluções a esses problemas, esse artigo discute os desafios de utilizar a Gamificação, técnica ainda pouco explorada na educação, adequadamente em STI para criar mecanismos que motivam e engajam o aluno no processo de construção do conhecimento.

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Publicado
23/07/2013
ANDRADE, Fernando R. H.; PEDRO, Laís Z.; LOPES, Aparecida M. Zem; BITTENCOURT, Ig; ISOTANI, Seiji. Desafio do Uso de Gamificação em Sistemas Tutores Inteligentes Baseados em Web Semântica. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1453-1462.