Tratamento didático midiatizado: um estudo baseado na interação dialógica freireana

  • Ecivaldo S. Matos IFSP
  • Stela C. B. Piconez USP

Resumo


Novos tipos de interação, bem como a ampliação da experiência e do conhecimento humano tem sido alguns dos benefícios da Informática na Educação. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o uso de recursos interativos abertos e os fatores humanos relacionados à interação em ambiente educacional. Pautada na visão dialética e libertadora de Paulo Freire, esta investigação apontou indicadores educacionais para uso contextualizado e pedagogicamente consciente dos recursos tecnológicos, apontando para o desafio da promoção de maior articulação entre os requisitos de qualidade técnica dos recursos e um tratamento didático contextualizado.

Referências

Abreu, A.C.B. (2010) "Avaliação de usabilidade em softwares educativos". Dissertação (Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada) Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza.

Alencar, A.F. (2005) "O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas". In: Anais do V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, p. 113.

Almeida, M.E.B.; Valente, J.A. (2012) Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. In: Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 57-82.

Alves, N. (2003) Cultura e cotidiano escolar. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/Campinas, s/v, n. 23, p. 62-74, mai./jun./jul./ago.

Costa, A.L.M; Almeida, F.J. (2012) " Condições Materiais e a Eficácia da Informática Aplicada à Educação: A Culpa é do Professor?". In: Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro.

Freire, P. (1983) Extensão ou comunicação?. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______. (1984) "A máquina está a serviço de quem?". In: Revista BITS, p. 6 (mai/1984).

______. (1996) Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.

______. (2001) Educação e mudança. 24ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______. (2011) Pedagogia do oprimido. 50ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P.; Shor, I. (1997) Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7ª. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Hefley, B. (1992) ACM SIGCHI Curricula for Human-Computer Interaction. ACM SIGCHI Report, New York: ACM, 1992. Disponível em http://old.sigchi.org/cdg. Acessado em: 22 de janeiro de 2012.

Matos, E.S. (2013) "Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado". Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Melo, A.M.; Saldanha, J.F; Wernz, M.C.G. (2012) "Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva". Anais do I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (Des@fie) Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Curitiba.

Molin, S.I.L.; Raabe, A.L.A. (2012) "Novas Tecnologias na Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso do Professor". In: Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro.

Nascimento, K.A.S.; Castro Filho, J.A. (2012) "Desafios para utilização de Atividades Colaborativas em Sala de Aula: um exemplo com o Google Maps". In: Anais da 1ª Jornada de Atualização em Informática na Educação, organizado por Seiji Isotani e Fernanda Campos. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 121141.

Penedo, J.R.; Diniz, M.; Ferreira, S.B.L.; Silveira, D.S.; Capra, E. (2012). "Análise de Usabilidade de um Sistema de EaD Baseada em Modelos Markovianos e em Taxonomia". In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação Congresso Brasileiro de Educação, Rio de Janeiro.

Piconez, S.C.B. (2004) "Aprendizagem cooperativa apoiada por recursos da Internet como estratégia de educação permanente e qualificação interdisciplinar". In: Cadernos pedagógicos reflexões Educação & tecnologia & cidadania: ambientes de aprendizagem no ciberespaço, organizado por Stela Piconez, n. 6. v. 1. São Paulo: USP/FE/NEA, p. 81-89.

______. (2010) "Avaliação do potencial de usabilidade de material digital de aprendizagem: algumas contribuições". Relatório-técnico, Série Educação e Tecnologia. São Paulo.

Pretto, N. (2010) Redes colaborativas, ética hacker e educação. In: Educ. rev. [online], v. 26, n. 3, p. 305-316.

Rossini, T.S.S.; Santos, E.O. (2012) "Recursos Educacionais Abertos: Desafios para Autoria e Formação de Professores na Cibercultura". In: Anais do Workshop Recursos Educacionais Abertos Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro.

Silva, M. (2010) Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica.... São Paulo: Edições Loyola.

Silveira, M.S.; Carneiro, M.L.F. (2012) "Diretrizes para a Avaliação da Usabilidade de Objetos de Aprendizagem". In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
MATOS, Ecivaldo S.; PICONEZ, Stela C. B.. Tratamento didático midiatizado: um estudo baseado na interação dialógica freireana. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1463-1472.