Tratamento didático midiatizado: um estudo baseado na interação dialógica freireana

  • Ecivaldo S. Matos IFSP
  • Stela C. B. Piconez USP

Resumo


Novos tipos de interação, bem como a ampliação da experiência e do conhecimento humano tem sido alguns dos benefícios da Informática na Educação. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o uso de recursos interativos abertos e os fatores humanos relacionados à interação em ambiente educacional. Pautada na visão dialética e libertadora de Paulo Freire, esta investigação apontou indicadores educacionais para uso contextualizado e pedagogicamente consciente dos recursos tecnológicos, apontando para o desafio da promoção de maior articulação entre os requisitos de qualidade técnica dos recursos e um tratamento didático contextualizado.

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Publicado
23/07/2013
MATOS, Ecivaldo S.; PICONEZ, Stela C. B.. Tratamento didático midiatizado: um estudo baseado na interação dialógica freireana. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1463-1472.