Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno

  • Valéria S. Lima UNIFESP
  • João V. C. Bertomeu UNIFESP
  • Marcelo P. Guimarães UNIFESP / FACCAMP

Resumo


A avaliação do aluno geralmente está associada a um diagnóstico do seu conhecimento nas atividades propostas pelo professor, consideradas representativas das aprendizagens na disciplina. Tal amostragem é considerada neste artigo como sendo incompleta para a representação das aprendizagens, pois não inclui ações de pesquisa, produção e comportamentos desenvolvidos pelo aluno durante o processo educacional, principalmente vinculadas as suas interações nos meios digitais. Para tanto, propõe-se como desafio educacional e computacional, a integração das ações do aluno realizadas na Internet, através de diferentes recursos de informação e comunicação utilizados no contexto da disciplina, a fim de se compor um instrumento avaliativo mais representativo das aprendizagens.

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Publicado
16/07/2012
LIMA, Valéria S.; BERTOMEU, João V. C.; GUIMARÃES, Marcelo P.. Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 30-39.