Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno
Resumo
A avaliação do aluno geralmente está associada a um diagnóstico do seu conhecimento nas atividades propostas pelo professor, consideradas representativas das aprendizagens na disciplina. Tal amostragem é considerada neste artigo como sendo incompleta para a representação das aprendizagens, pois não inclui ações de pesquisa, produção e comportamentos desenvolvidos pelo aluno durante o processo educacional, principalmente vinculadas as suas interações nos meios digitais. Para tanto, propõe-se como desafio educacional e computacional, a integração das ações do aluno realizadas na Internet, através de diferentes recursos de informação e comunicação utilizados no contexto da disciplina, a fim de se compor um instrumento avaliativo mais representativo das aprendizagens.Referências
Arredondo, S. C. , Telles, J. E. Q. & Duarte, E. C. V. G. Avaliação da aprendizagem em educação a distância. In: A educação a distância na UFPR: novos cenários novos caminhos. 2. ed. Curitiba: Ed. da Universidade Federal do Paraná, Cap. 6. 2001.
Arredondo, S. C. & Diago, J. C. “Avaliação educacional e promoção escolar”. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009.
Blackboard. Acessado em: [link]. Disponível em 05/05/2012.
Carvalho,A & at al. “Grandes Desafios da Pesquisa em Computação 2006-2016”. Relatório sobre o Seminário realizado em 8 e 9 de maio de 2006. São Paulo, Disponível em [link]. Acessado em 06/05/2012.
Hoffmann, J. “Avaliação: mito & desafio”. 10. ed. Porto Alegre: Educação Є Realidade, 1993.
Lévy, P. “As tecnologias têm impacto?”; In: Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010, pp. 21-30.
Luckesi, C. C. “Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?”. Série Idéias, São Paulo: FDE, n. 8., p. 71-80, 1998.
Machado, N. J. “Conhecimento como rede: a metáfora como paradigma e como processo”; In: Epistemologia e didática. São Paulo: Cortez, 1996, pp. 117-177.
Machado, N. J. “Educação: projetos e valores”. 3ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
Moodle. Disponível em [link]. Acessado em 05/05/2012.
Primo, A. Avaliação em processos de educação problematizadora on-line. In: Silva, M.; Santos, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Loyola, 2006.
Suhr, I. R. F. “Processo avaliativo no ensino superior”. Metodologia de Ensino na Educação Superior, v. 2. Curitiba: Ibpex, 2008.
Teleduc: educação a distância. Disponível em [link]. Acessado em 05/05/2012.
Tidia-ae: aprendizado eletrônico. Acessado em: [link]. Disponível em 05/05/2012.
Vieira, V.M.O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. In: Psicologia Escolar e Educacional, 2002, Vol 6, No 2, pp. 149-153.
Zabala, A. “A avaliação”, IN: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998, pp. 195-221.
Arredondo, S. C. & Diago, J. C. “Avaliação educacional e promoção escolar”. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009.
Blackboard. Acessado em: [link]. Disponível em 05/05/2012.
Carvalho,A & at al. “Grandes Desafios da Pesquisa em Computação 2006-2016”. Relatório sobre o Seminário realizado em 8 e 9 de maio de 2006. São Paulo, Disponível em [link]. Acessado em 06/05/2012.
Hoffmann, J. “Avaliação: mito & desafio”. 10. ed. Porto Alegre: Educação Є Realidade, 1993.
Lévy, P. “As tecnologias têm impacto?”; In: Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010, pp. 21-30.
Luckesi, C. C. “Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?”. Série Idéias, São Paulo: FDE, n. 8., p. 71-80, 1998.
Machado, N. J. “Conhecimento como rede: a metáfora como paradigma e como processo”; In: Epistemologia e didática. São Paulo: Cortez, 1996, pp. 117-177.
Machado, N. J. “Educação: projetos e valores”. 3ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
Moodle. Disponível em [link]. Acessado em 05/05/2012.
Primo, A. Avaliação em processos de educação problematizadora on-line. In: Silva, M.; Santos, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Loyola, 2006.
Suhr, I. R. F. “Processo avaliativo no ensino superior”. Metodologia de Ensino na Educação Superior, v. 2. Curitiba: Ibpex, 2008.
Teleduc: educação a distância. Disponível em [link]. Acessado em 05/05/2012.
Tidia-ae: aprendizado eletrônico. Acessado em: [link]. Disponível em 05/05/2012.
Vieira, V.M.O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. In: Psicologia Escolar e Educacional, 2002, Vol 6, No 2, pp. 149-153.
Zabala, A. “A avaliação”, IN: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998, pp. 195-221.
Publicado
16/07/2012
Como Citar
LIMA, Valéria S.; BERTOMEU, João V. C.; GUIMARÃES, Marcelo P..
Avaliação integradora dos processos de aprendizagem do aluno. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 30-39.