Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos

  • Ranilson Paiva UFAL
  • Ig Ibert Bittencourt UFAL
  • Henrique Pacheco UFCG
  • Alan Pedro da Silva UFAL
  • Patrícia Jacques UNISINOS
  • Seiji Isotani USP

Resumo


A gestão inteligente da aprendizagem é um objetivo cada vez mais necessário e desejado no Brasil. Entretanto a dificuldade em alcançá-lo é diretamente proporcional aos problemas educacionais enfrentados em nosso país. Dentre esses problemas podemos mencionar investimentos insuficientes em tecnologia e gestão eficiente, e a sobrecarga de atividades enfrentada pelos professores em sua rotina diária de trabalho. O objetivo desse artigo é apresentar a área de mineração de dados educacionais como uma alternativa ao auxílio a esses problemas. Faremos isso tratando sobre alguns problemas clássicos e, outros, mais atuais, da educação listando técnicas que propõem solução a ele.

Referências

Abel, F. ; Bittencourt, Ig Ibert ; COSTA, Evandro de Barros ; HENZE, N. ; KRAUSE, Daniel; VASSILEVA, J. Recommendations in Online Discussion Forums for E-Learning Systems. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 3, p. 165-176, 2010;

Anna Katrina Dominguez; Kalina Yacef; James R. Curran. Data Mining for Individualised Hints in eLearning. Proceedings of the 3rd International Conference on Educational Data Mining. Junho, 2010.

Baker, R., & Isotani, S. (2011). Mineração de Dados Educacionais : Oportunidades para o Brasil. Obtido de: [link] em: 10 de fevereiro de 2012.

Bittencourt, Ig Ibert ; COSTA, Evandro de Barros ; Marlos Silva ; SOARES, Elvys . A Computational Model for Developing Semantic Web-based Educational Systems. Knowledge-Based Systems, v. 22, p. 302-315, 2009;

Bittencourt, Ig Ibert ; COSTA, Evandro de Barros . Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 19, p. 85-98, 2011.

C. Márquez-Vera; Romero C.; Ventura S. Predicting School Failure Using Data Mining. Proceedings of the 4th International Conference on Educational Data Mining. Julho, 2011.

Ferreira, Rafael ; COSTA, Evandro de Barros ; Brito, Patrick ; Bittencourt, Ig Ibert ; Aydano Machado ; Marinho, Tarsis ; Holanda, Olavo . A Framework for Building Web Mining Applications in the World of Blogs: A Case Study in Product Sentiment Analysis Expert Systems With Applications. Expert Systems with Applications, v. 39, p. 4813-4834, 2012.;

Merceron, A. (2005). Educational data mining: a case study. Proceeding of the 2005 conference on Artificial. Retrieved from [link]

Oliveira, Dalila Andrade. A Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e Flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004 Disponível em [link].

Portal do Mec. Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: [link]. Acessado em: 24/04/2012.

Projeto de Lei 8035/2010. Câmara dos Deputados. Disponível em: [link]. Acessado em: 12/04/2012.

Reihaneh Rabbany k., Mansoureh Takaffoli; Osmar R. Zaïane. Analyzing Participation of Students in Online Courses Using Social Network Analysis Techniques. Proceedings of the 4th International Conference on Educational Data Mining. Julho, 2011.

Reynolds, K.; Kontostathis, A.; Edwards, L. Using Machine Learning to Detect Cyberbullying. 10th International Conference on Machine Learning and Applications and Workshops. p. 241-244, 2011.

Romero, Cristóbal, Ventura, Sebastian: (2007). Educational data mining: A survey from 1995 to 2005. Expert Systems with Applications, 33(1), 135-146. DOI: 10.1016/j.eswa.2006.04.005,

Romero, Cristóbal; Ventura, Sebastian; Pechenizkiy; Baker, Ryan. Handbook of Educational Data Mining. Florida: CRC Press, 2011.

Russell, Stuart; Norvig, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. ed. New Jersey: Pearson Education, 2010.

Silva, Alan Pedro da ; Costa, Evandro ; Bittencourt, Ig Ibert . Uma Linha de Produto de Software baseada na Web Semântica para Sistemas Tutores Inteligentes. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 20, p. 87, 2012.

Witten, Ian; Frank, Eibe; Hall, Mark. Data Mining: Practical Machine Learning Tools and Techniques. 3. ed. Massachusetts: Elsevier, 2011.
Publicado
16/07/2012
PAIVA, Ranilson; BITTENCOURT, Ig Ibert; PACHECO, Henrique; SILVA, Alan Pedro da; JACQUES, Patrícia; ISOTANI, Seiji. Mineração de Dados e a Gestão Inteligente da Aprendizagem: Desafios e Direcionamentos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 128-137.