Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical

  • Virgínia de Sousa Venega Fundação Unirg
  • Walisson Pereira de Sousa Fundação Unirg

Resumo


Este artigo descreve a proposta da modelagem de um sistema de apoio ao professor de Educação Musical utilizando o software de gestão de aprendizado Amadeus – para interação entre os profissionais – e técnicas de Engenharia de Software. Com isso, pretende-se conceber um modelo de aplicação capaz de suprir as necessidades do ensino de música nas escolas brasileiras.

Referências

Amadeus. (2011) “Manual de Uso – UFPE”, [link]. Acesso em 19 de abril de 2012.

Amaral, Sérgio; Pereira, Maria. (2010) “Música Pela Música: A Lei 11.769/08 e a Educação Musical No Brasil”. In: [link]. Acesso em 23 de abril de 2012.

Borges, Márcia de Freitas Vieira. (2008) “Inserção da Informática no Ambiente escolar: Inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino”, In: Anais do Workshop sobre Informática na Escola (WIE), Belém do Pará – PA.

Borges, Maria Helena J. e Pereira, Eliton P. R. (2005) “Softwares Na Musicalização Escolar: Caracterização Metodológica, Técnica e Pedagógica”, In: Anais do XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Rio de Janeiro – RJ.

Brasil, Lei Ordinária nº. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.Diário Oficial, Brasília-DF.

Castro, Pablo Y. (2007) “Os benefícios psicológicos da aula de música: um estudo científico com adolescentes de 5as. e 6as. séries do ensino público brasileiro”, Dissertação de Mestrado em Música. Campinas, UNICAMP-SP.

Costa, Cynthia; Bernardino; Juliana e Queen; Mariana. (2011) “Música: entenda porque a disciplina se tornou obrigatória na escola”. In: [link]. Acesso em 25 de abr. de 2012.

Cybis, Walter. Betiol, Adriana Holtz. Faust, Richard. (2007) “Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações”, São Paulo – SP, Novatec Editora, 1ª edição.

Faria, Ernesto M. (2012) “Infraestrutura a situação das escolas brasileiras”. In: [link]. Acesso em 18 de jun. de 2012.

Filho, Wilson de Pádua Paula. (2003) “Engenharia de Software: fundamentos, métodos e padrões”, Rio de Janeiro-RJ, LTC Editora, 2ª edição.

Guimarães, Tania; SENA, Rebeca. (2010) “Educação e tecnologia: práticas pedagógicas desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas públicas de Cáceres e região”, In: Anais do XVI Workshop sobre Informática na Escola (WIE), Belo Horizonte-MG.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2005) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. In: [link]. Acesso em 24 de abr. de 2012.

Jesus, Elieser Ademir de; Uriarte, Mônica Zewe; Raabe, André Luís Alice. (2010) “Zorelha: Um Objeto de Aprendizagem para Auxiliar o Desenvolvimento da Percepção Musical em Crianças de 4 a 6 Anos”, In: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Volume 18, Número 1.

Kreitzberg, Charles B. (2008) “The LUCID Framework An Introduction”, In: [link]. Acesso em 12 de jun. de 2012.

Oliveira, Glacy. (2005) “O ensino de música no Brasil: fatos e desafios”, In: Revista da UFG, vol. 7 No. 2, Dezembro.

Pinto, Mirim. (2007) “Tecnologia E Ensino-Aprendizagem Musical Na Escola: Uma Abordagem Construtivista Interdisciplinar Mediada Pelo Software Encore Versão 4.5”, Dissertação de Mestrado em Música. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, MG.

PROINFO Programa Nacional de Tecnologia Educacional, [link]. Acesso em 24 de abr. de 2012.

Rocha, Heloísa. V. e Baranauskas, Maria. C. C. (2003) “Design e avaliação de Interfaces Humano Computador”, Campinas, SP: NIED – UNICAMP.

Rocha, Rodrigo; Franco, Raoni; Barros, Roberto S. M.; Dantas, Eric Rommel G.; Azevedo, Ryan Ribeiro de; Dias, Guilherme Ataíde; Gomes, Alex Sandro. (2010) “Amadeus Recommends: um Sistema de Recomendação para Objetos de Aprendizagem”, In: Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola (WIE), Belo Horizonte-MG.

Siqueira, Jairo. (2007) “Ferramentas de Criatividade – Brainstorming”, In: [link]. Acesso em 27 abr. de 2012.

Vieira, Márcia de Freitas. (2011) “25 anos de informática na educação brasileira: avanços e retrocessos”, In: Anais do XVII Workshop Sobre Informática na Escola (WIE), Aracajú-SE.
Publicado
16/07/2012
VENEGA, Virgínia de Sousa; SOUSA, Walisson Pereira de. Modelagem Participativa de um Software de Ensino Musical. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 148-157.