Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo

  • Luiz Carlos Reis Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo


Baseando-se no SARESP, através da análise da percepção de professores do Estado de São Paulo que interagem com seus alunos utilizando as ferramentas de Internet, realizou-se um estudo exploratório descritivo com base em pesquisa de natureza qualitativa, dentro do contexto de políticas públicas de educação. Neste esforço foram também analisados os aspectos mais relevantes e a validade da utilização dessas tecnologias em um estado marcado pela diversidade, com maior quantidade de alunos do país, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Deste estudo, emergem sugestões de políticas públicas e desafios para a Informática na Educação no Brasil, discutidos no presente artigo.

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Publicado
16/07/2012
REIS, Luiz Carlos; SILVEIRA, Ismar Frango. Políticas públicas para Formação de Professores em Informática na Educação: Desafios Nacionais e o Cenário Atual no Estado de São Paulo. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 168-177.