Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras

  • Danilo L. Dalmon USP
  • Anarosa A. F. Brandão USP
  • Leônidas O. Brandão USP

Resumo


Software educacionais possuem um grande potencial para promover benefícios a professores e alunos. Porém, a experiência de nosso grupo de pesquisa mostra que problemas na qualidade do software podem afetar os benefícios almejados aos usuários e ocasionar dificuldades nas tarefas de manutenção e atualização de software. Esses problemas são geralmente provocados pela adoção de técnicas ad-hoc de desenvolvimento, em vez daquelas baseadas em teorias e práticas da Engenharia de Software. Este artigo apresenta o desafio que grupos de pesquisa em Informática na Educação no Brasil têm para adotar essas técnicas e métodos sistemáticos de desenvolvimento, analisando seu contexto e possíveis soluções.

Referências

Ben-Menachem, M. & Marliss, G. S. (1997) “Software Quality, Producing Practical and Consistent Software”. Thomson Computer Press.

Boyle, T., (2003) “Design principles for authoring dynamic, reusable learning objects”, Australian Journal of Educational Technology, vol.19, pp.46-58.

Bridge, P. & Appleyard, R., (2008) “A comparison of electronic and paperbased assignment submission and feedback”, British Journal of Educational Technology, vol.39, n.4, pp.644-650.

Choquet, C. & Corbière, A. (2005) “Reengineering framework for systems in education”. Educational Technology and Society, vol.9, pp.228-241.

CMMI Product Team (2002). “Capability Maturity Model R Integration (CMMI), Version 1.1”. Pittsburgh PA: SEI CMU.

Kamiya, R. H. & Brandão, L. O. (2009) “iVProg um sistema para introdução à programação através de um modelo visual na Internet”. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Koedinger, K. R., & Aleven, V. (2007) “Exploring the Assistance Dilemma in Experiments with Cognitive Tutors”, Education Psychological Review, pp.239-264.

Jones, M., (2010) “A CSCL Approach to Blended Learning in the Integration of Technology in Teaching”, Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects, vol.6, pp.103-113.

Marrades, R., & Gutiérrez, A. (2001) “Proofs Produced by Secondary School Students Learning Geometry in a Dynamic Computer Environment”, Educational Studies in Mathematics, pp.87-125.

Mor, Y. & Winters, N. (2007) “Design approaches in technology-enhanced learning”, Interactive Learning Environments, vol.15, pp.61-75.

Richards, M. H., McGreal R., & Friesen, N., (2002) “The evolution of learning object repository technologies: Portals for on-line objects for learning”, Journal of Distance Education, vol.17, pp.67-79.

Tanbellini, M. J. G. S., Brandão, L. O. (2010) “O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática”, Anais do XVI Workshop de Informática na Educação, 2010.

Tchounikine, P., (2011) “Computer Science and Educational Software Design”, DOI 10.1007/978-3-642-20003-8_1, Springer-Verlag Berlin Heidelberg.

van Dam, A. & Simpson, R. M. (2005) “Next-generation education software - why we need it and a research agenda for getting it”. Educause Review, pp.26-43.
Publicado
16/07/2012
DALMON, Danilo L.; BRANDÃO, Anarosa A. F.; BRANDÃO, Leônidas O.. Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 206-215.