Desafios e Estratégias Orientadoras para o Uso de Learning Analytics em MOOCs

  • Napoliana Silva de Souza
  • Gabriela Trindade Perry

Resumo


As ferramentas de Learning Analytics (LA) tornaram-se fundamentais para os ambientes virtuais de aprendizagem. Devido as suas potencialidades para coleta e análise de grande quantidade de dados, diversos pesquisadores têm empregado o uso de LA em contextos de Massive Open Online Courses (MOOCs) para alcançar diferentes propósitos educacionais e medir diferentes elementos da aprendizagem. Embora as técnicas de LA apresentem várias contribuições para o campo de análise de aprendizagem on-line, diversos desafios permeiam o uso de LA em MOOCs. Nesse contexto, essa pesquisa apresenta alguns desafios, bem como algumas estratégias orientadoras direcionadas ao uso de LA em MOOCs.
Publicado
27/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Napoliana Silva de; PERRY, Gabriela Trindade. Desafios e Estratégias Orientadoras para o Uso de Learning Analytics em MOOCs. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3098.