Tecnologias sociais, formação docente e comunidades de aprendizagem: um desafio contemporâneo
Resumo
Este artigo aborda o desafio de superar do tecnocentrismo por meio da produção cooperativa de inovações sociais com apoio de recursos computacionais colaborativos. O trabalho procura mostrar como a construção participativa, integrando diversos agentes, de uma metodologia sistemática de produção de Tecnologias Sociais e sua aplicação à formação docente por meio de produtos de tecnologia educacional que promovam a formação de comunidades de aprendizagem, podem constituir-se em um novo modelo de geração de soluções sustentáveis em busca da inclusão social.
Referências
Bazzo, W. A. (1998) Ciência, tecnologia e sociedade: o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC.
Candau, Vera Maria. (2007) “Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola”. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p.11 – 16.
Charlot, B. (2016) Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora.
Crossan, M. M.; Apaydin, M. A (2010). Multi-Dimensional Framework of Organizational Innovation: A Systematic Review of the Literature. Journal of Management Studies, v. 47 n. 6, p. 1154-1191, Sept. (Tradução livre dos autores).
Dagnino, R. (2014) Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB.
Davidson, C. N. e Goldberg, D. (2009). The Future of Learning Institutions in a Digital Age. CAMBRIDGE: MIT Press. Disponível em: [link]. Acesso: 02 mar. 2018.
Garcia, J. C. D. (2007). Uma Metodologia de Análise das Tecnologias Sociais: as Tecnologias Sociais. Trabalho apresentado no XII Seminário Latino-Ibero-americano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2007. Buenos Aires, Set.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda.
Mulgan, G. (2006); The process of social innovation. innovations, v. 1, n. 2. Pinto, A. V. (2005). O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto.
Schumpeter J. A. (1961). Capitalismo, Socialismo e Democracia. Editado por George Allen e Unwin Ltd., traduzido por Ruy Jungmann). — Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura.
Soffner, R. K. (2014). Tecnologias sociais e a educação para a práxis sócio comunitária. Série-Estudos. Campo Grande, n. 37, p. 317, jan./jun.
Oecd, Students, Computers and Learning: Making the Connection (2015). Pisa, OECD Publishing. Disponível em: [link]. Acesso: 21 Abr. 2018.
Otterloo, A. [et al.] Tecnologias Sociais: caminhos para a sustentabilidade (2009). Brasília/DF: s.n.
