Tecnologias sociais, formação docente e comunidades de aprendizagem: um desafio contemporâneo

  • Graziella Rollemberg IFS
  • Mário André de Freitas Farias IFS

Resumo


Este artigo aborda o desafio de superar do tecnocentrismo por meio da produção cooperativa de inovações sociais com apoio de recursos computacionais colaborativos. O trabalho procura mostrar como a construção participativa, integrando diversos agentes, de uma metodologia sistemática de produção de Tecnologias Sociais e sua aplicação à formação docente por meio de produtos de tecnologia educacional que promovam a formação de comunidades de aprendizagem, podem constituir-se em um novo modelo de geração de soluções sustentáveis em busca da inclusão social.

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Publicado
26/07/2018
ROLLEMBERG, Graziella; FARIAS, Mário André de Freitas. Tecnologias sociais, formação docente e comunidades de aprendizagem: um desafio contemporâneo. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 11-18. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3100.