Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico
Resumo
O uso de tecnologias, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Informações Educacionais, no ensino superior gerou dados estruturados e não estruturados espalhados em diferentes bases. A proposta que se pretende apresentar é, considerando essas condições, como usar técnicas de Learning Analytics (LA) para gerar informaçõesúteis para estudantes, professores e gestão acadêmica. A proposta inclui uma arquitetura que visa armazenar os dados das diferentes fontes em um Big Data e seu uso como insumo para LA. Assim, trazemos direcionamentos para uma possível solução em conformidade com a chamada do 7o DesafIE no período de 10 anos, envolvendo os temas recuperação da informação, LA e análise de dados em conteúdos educacionais online.
Publicado
27/07/2018
Como Citar
NOGUEIRA, Sérgio Piter; FRANCISCO, Rodrigo E.; SILVA, Luciane de F.; FERNANDES, Márcia A.; JÚNIOR, Cleon X. Pereira.
Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3101.