Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico
Resumo
O uso de tecnologias, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Informações Educacionais, no ensino superior gerou dados estruturados e não estruturados espalhados em diferentes bases. A proposta que se pretende apresentar é, considerando essas condições, como usar técnicas de Learning Analytics (LA) para gerar informações úteis para estudantes, professores e gestão acadêmica. A proposta inclui uma arquitetura que visa armazenar os dados das diferentes fontes em um Big Data e seu uso como insumo para LA. Assim, trazemos direcionamentos para uma possível solução em conformidade com a chamada do 7º DesafIE no período de 10 anos, envolvendo os temas recuperação da informação, LA e análise de dados em conteúdos educacionais online.
Referências
Chatti, M. A., Lukarov, V., Thüs, H., Muslim, A., Yousef, A., Wahid, U., Greven, C., Chakrabarti, A., and Schroeder, U. (2014). Learning analytics: Challenges and future research directions. eleed, 10(1).
Gomes, A., Abreu, J., Claudeivan, L., and Veloso, F. (2017). Ensino e aprendizagem com a rede social openredu. In Tecnologias em EaD: Métodos e Práticas, Capítulo 1, pages 7–29. UFPB.
Junior, C. B. S. and Oliveira, I. C. A. (2016). Learning analytics: Revisao da literatura e o estado da arte. Congresso Internacional ABE de educação a Distância, pages 6–7.
Krikun, I. (2017). Applying learning analytics methods to enhance learning quality and effectiveness in virtual learning environments. In 5th IEEE Workshop on Advances in Information, Electronic and Electrical Engineering (AIEEE), pages 1–6. IEEE.
Martins, L. and Giraffa, M. (2015). Recursos de learning analytics para compor indicadores auxiliares na avaliação dos estudantes. Revista de Educação a Distância-EmRede, pages 37–38.
Pereira, C. K. P., Siqueira, S. W. S., Nunes, B. P. N., et al. (2017). Dados conectados na educação. In 6o DesafIE - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC, pages 742–743.
R. Kune, P. K., Konugurthi, A.and Agarwal, R. R. C., and Buyya, R. (2016). The anatomy of big data computing, software: Practice and experience. In Jornal of Software: Practice and Experience, volume 46, pages 79–105.
Rigo, S. J., Cazela, S. C., and Cambruzzi, W. (2012). Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. DesafIE - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação-CSBC, pages 168–177.
Secretaria de Educação a Distância, MEC (2007). Referenciais de qualidade para educação superior a distância. In Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância., pages 16–17.
