Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico

  • Sérgio Piter Nogueira UFU
  • Rodrigo E. Francisco UFU / IF Goiano
  • Luciane de F. Silva UFU / UNITRI
  • Márcia A. Fernandes UFU
  • Cleon X. Pereira Júnior UFU / IF Goiano

Resumo


O uso de tecnologias, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Informações Educacionais, no ensino superior gerou dados estruturados e não estruturados espalhados em diferentes bases. A proposta que se pretende apresentar é, considerando essas condições, como usar técnicas de Learning Analytics (LA) para gerar informações úteis para estudantes, professores e gestão acadêmica. A proposta inclui uma arquitetura que visa armazenar os dados das diferentes fontes em um Big Data e seu uso como insumo para LA. Assim, trazemos direcionamentos para uma possível solução em conformidade com a chamada do 7º DesafIE no período de 10 anos, envolvendo os temas recuperação da informação, LA e análise de dados em conteúdos educacionais online.

Referências

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Publicado
26/07/2018
NOGUEIRA, Sérgio Piter; FRANCISCO, Rodrigo E.; SILVA, Luciane de F.; FERNANDES, Márcia A.; PEREIRA JÚNIOR, Cleon X.. Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 27-36. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3101.