Uma arquitetura de suporte à coleta e análise de dados educacionais em ambientes de ensino institucionais
Resumo
Embora atualmente exista uma grande quantidade de dados educacionais, o acesso e o processamento a esses dados ainda é uma tarefa desafiadora aos pesquisadores e desenvolvedores de aplicações baseadas em análise de aprendizagem. De forma fragmentada, cada desenvolvedor utiliza uma abordagem diferente para implementar sua aplicação, mesmo quando ela compartilha um conjunto essencial de dados e ferramentas em comum com outros sistemas. Nesse sentido, este artigo propõe como desafio a promoção de um modelo de referência que descreva como integrar eficientemente os componentes e ferramentas comuns a automação de um processo de Análise de Aprendizagem.
Referências
APEREO FOUNDATION. Learning Analytics Initiative. Disponível em: [link] Acessado em: 23 de março de 2018.
BAKER, R. S. J. D.; YACEF, K. The state of educational data mining in 2009: a review and future visions. Journal of Educational Data Mining, v. 1, n. 1, p. 3-17, 2009.
BAKER, R.; SIEMENS, G. Educational data mining and learning analytics. In: SAWYER, K. (Ed.). The Cambridge handbook of the learning sciences. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 253-274.
BLIKSTEIN, Paulo. Using learning analytics to assess students' behavior in open-ended programming tasks. In: Proceedings of the 1st international conference on learning analytics and knowledge. ACM, 2011. p. 110-116.
BORGES, Vanessa Araujo; NOGUEIRA, Bruno Magalhaes; BARBOSA, Ellen Francine. A multidimensional data model for the analysis of learning management systems under different perspectives. In: Frontiers in Education Conference (FIE), 2016 IEEE. IEEE, 2016. p. 1-8.
COREY, Michael. Oracle 8i Data Warehouse: PLANEJE E CONSTRUA UMA SOLUÇAO DE ANALISE RESISTEN. Elsevier Brasil, 2001.
FERGUSON, Rebecca et al. Research evidence on the use of learning analytics: Implications for education policy. 2016.
FERGUSON, Rebecca. Learning analytics: drivers, developments and challenges. International Journal of Technology Enhanced Learning, v. 4, n. 5-6, p. 304-317, 2012.
JISC. Learning Analytics: General Overview. Disponível em [link] Acessado em: 23 de Março de 2018.
JOHNSON, Larry et al. The 2010 Horizon Report. New Media Consortium. 6101 West Courtyard Drive Building One Suite 100, Austin, TX 78730, 2010.
SCLATER, Niall. Learning analytics explained. Taylor & Francis, 2017.
SIEMENS, G., LONG, P.. Penetrating the Fog: Analytics in Learning and Education. EDUCAUSE review, vol. 46, n. 5, p. 31-40, 2011.
