Uma arquitetura de suporte à coleta e análise de dados educacionais em ambientes de ensino institucionais

  • Pedrina Célia Brasil
  • Isabel Dillmann Nunes

Resumo


Embora atualmente exista uma grande quantidade de dados educacionais, o acesso e o processamento a esses dados ainda é uma tarefa desafiadora aos pesquisadores e desenvolvedores de aplicações baseadas em análise de aprendizagem. De forma fragmentada, cada desenvolvedor utiliza uma abordagem diferente para implementar sua aplicação, mesmo quando ela compartilha um conjunto essencial de dados e ferramentas em comum com outros sistemas. Nesse sentido, este artigo propõe como desafio a promoção de um modelo de referência que descreva como integrar eficientemente os componentes e ferramentas comuns a automação de um processo de Análise de Aprendizagem.
Publicado
27/07/2018
BRASIL, Pedrina Célia; NUNES, Isabel Dillmann. Uma arquitetura de suporte à coleta e análise de dados educacionais em ambientes de ensino institucionais. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3102.