Em Direção à Orquestração de Experiências de Aprendizagem em Ambientes de U-Learning

  • Izautino Vanderley Pereira de Oliveira
  • Ivanildo José de Melo Filho
  • Alex Sandro Gomes

Resumo


Este artigo é um trabalho em andamento que busca compreender e apresentar o conceito de orquestração em aprendizagem apoiada por tecnologia, da mesma forma que busca relacionar com os ambientes de ULearning. Tais ambientes possuem uma gama heterogenia de recursos que dificultam a orquestração de experiências em situações de aprendizagem. A literatura aponta para a orquestração de experiências de aprendizagem como um dos grandes desafios em pesquisas de tecnologias educacionais, uma vez que a extensão de espaços de aprendizagem além da sala de aula gera desafios adicionais de orquestração para os professores.

Publicado
06/07/2017
DE OLIVEIRA, Izautino Vanderley Pereira; DE MELO FILHO, Ivanildo José; GOMES, Alex Sandro. Em Direção à Orquestração de Experiências de Aprendizagem em Ambientes de U-Learning. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3106.