O Desafio de Projetar Recursos Educacionais com uso de Realidade Virtual e Aumentada

  • Alexandre Cardoso UFU
  • Cláudio Kirner UNIFEI
  • Ismar Frango UPM
  • Romero Tori USP

Resumo


Este artigo discute os desafios relacionados à inserção de Realidade Virtual Aumentada nos processos de ensino e aprendizagem, considerando seu caráter multidisciplinar, a aderência à Web 3.0, a adequação da mídia ao conteúdo e o cenário de possíveis ganhos e resultados com tal inserção. Destacam-se as características que tornaram RV e RA soluções com potencial grande impacto, ainda que não devidamente explorado, na educação, bem como os desafios que se apresentam à área de Informática na Educação e possíveis abordagens para solucioná-los.

Referências

Boger, Y. S., Pavlik, R. A., & Taylor, R. M. (2015). “OSVR: An open-source virtual reality platform for both industry and academia”. IEEE Virtual Reality, p. 383-384.

Gartner Group (2016) “Emerging Technology Hype Cycle”. Disponível em: [link]. Acesso em: 17/04/2017.

Jerald, J. (2016) The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. Association for Computing Machinery and Morgan & Claypool Publishers, 2016.

Kirner, C. (2017). Realidade Virtual e Aumentada, 2017, Disponível em: [link]. Acesso em: 18/04/2017.

Silveira, I. F., Araújo, C. F., Amaral, L. H., Alcântara de Oliveira, I. C., Schimiguel, J., Ledôn, M. F. P., & Ferreira, M. A. G. V. (2007). “Granularity and reusability of learning objects”. In: Learning objects and instructional design, v. 1, 139-170.

Silveira, I. F. (2016). “OER and MOOC: The need for openness”. Issues in Informing Science and Information Technology, 13, 209-223.

Souza, R.C., Moreira, H.D.F. Kirner, C. (2013) FLARAS - Flash Augmented Reality Authoring System. Disponível em: [link]. Acesso em: 18/04/2017.

Swif, R. and Allatt, D. (2017) Virtual Reality In Education: Our Path to Reality. London: Oculearnig.

Tori, R. (2010) Educação sem Distância. São Paulo: Editora Senac, 2010.

Wiley, D. (2014). The Access Compromise and the 5th R. Iterating toward openness. Disponível em [link]. Acesso em: 13/4/2017.

Wiley, D., & Green, C. (2012). “Why openness in education”. Game changers: Education and information technologies, p. 81-89.
Publicado
02/07/2017
CARDOSO, Alexandre; KIRNER, Cláudio; FRANGO, Ismar; TORI, Romero. O Desafio de Projetar Recursos Educacionais com uso de Realidade Virtual e Aumentada. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 779-786. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3109.