Novas possibilidades de avaliação em larga escala na educação básica através do uso de EDM e Learning Analytics

  • Raphael Dourado UFPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Cavalcanti UNIVASF
  • Alex Sandro Gomes UFPE

Resumo


A estratégia de avaliação da educação básica no Brasil é hoje fortemente fundamentada em exames padronizados, especialmente os aplicados no âmbito do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No entanto, muitos pesquisadores criticam o uso desta estratégia como único meio para diagnóstico da qualidade das escolas públicas brasileiras, apontando, dentre outras limitações, a sua pontualidade. Nesse sentido, este artigo propõe como desafio a concepção e validação de novos mecanismos de avaliação, capazes de oferecer informações sobre o desempenho escolar dos alunos de forma contínua e em tempo real, por meio de uma abordagem computacional baseada em técnicas advindas das áreas de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais (EDM).

Referências

ALAVARSE, O. M., BRAVO, M. H., & MACHADO, C.. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 12–31, 2013.

ALAVARSE, O. M. Avaliações externas e seus efeitos. Anais CAEM, USP, 2015.

BONK, Curtis J.; GRAHAM, Charles R. The handbook of blended learning: Global perspectives, local designs. John Wiley & Sons, 2012.

BOUSBIA, Nabila; BELAMRI, Idriss. Which Contribution Does EDM Provide to Computer-Based Learning Environments?. In: Educational data mining. Springer International Publishing, 2014. p. 3-28.

CALDERS, Toon; PECHENIZKIY, Mykola. Introduction to the special section on educational data mining. ACM SIGKDD Explorations Newsletter, v. 13, n. 2, p. 3-6, 2012.

CARVALHO, R. S et al. Discussão sobre as Tecnologias de Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem no Blended Learning. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014. p. 223.

ESTEBAN, Maria Teresa; FETZNER, Andréa Rosana. A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular. Educar em Revista, p. 75-92, 2015.

FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 1, p. 213-238, 2009.

FRANCO, Creso. The Brazilian System of Assessment for Basic Education (SAEB): potential, problems and challenges. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 127133, 2001.

FRANCO, Creso; BROOKE, Nigel; ALVES, Fátima. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 61, p. 625-638, 2015.

GATTI, B. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo: Revista de Ciencias Da Educação, (9), 7–18, 2009.

GAMA, C. Towards a model of meta-cognition instruction in interactive learning environments [doctoral thesis]. Sussex, England: University of Sussex, 2004.

LEE, V. E. Dados longitudinais em educação: um componente essencial da abordagem de valor agregado no que se refere à avaliação de desempenho escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 531–542, 2010.

MISLEVY, R. J., BEHRENS, J. T., DICERBO, K. E., & LEVY, R. Design and discovery in educational assessment: Evidence-centered design, psychometrics, and Educational Data Mining. Journal of Educational Data Mining, 4(1), 11–48 (2012).

OTSUKA, J. L., VIEIRA, H., & ROCHA, D. (2002). Avaliação formativa em ambientes de EaD. XIII Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação – SBIE – UNISINOS.

SANDEEN, C. Assessment’s Place in the New MOOC World. Research and Practice in Assessment, 8, p. 5–12, 2013.

SILVA, Angela Maria Ferreira; LOPES, Pedro Isaac Ximenes; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Avaliação da educação no Brasil: a centralidade dos testes em larga escala. HOLOS, v. 7, p. 388-401, 2016.

TOBIAS, S.; EVERSON, H.T. Knowing what you don’t know: Further research on metacognitive knowledge monitoring [College Board Research Report 2002-3].

New York: College Entrance Examination Board (2002).

TRAVITZKI, Rodrigo. ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

WELLS, Craig S.; FAULKNER-BOND, Molly; HAMBLETON, Else. Educational Measurement: From Foundations to Future. Guilford Publications, 2016.
Publicado
02/07/2017
DOURADO, Raphael; RODRIGUES, Rodrigo Lins; CAVALCANTI, Jorge; GOMES, Alex Sandro. Novas possibilidades de avaliação em larga escala na educação básica através do uso de EDM e Learning Analytics. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 725-731. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3113.