Novas possibilidades de avaliação em larga escala na educação básica através do uso de EDM e Learning Analytics

  • Raphael Dourado
  • Rodrigo Lins Rodrigues
  • Jorge Cavalcanti
  • Alex Sandro Gomes

Resumo


A estratégia de avaliação da educação básica no Brasil é hoje fortemente fundamentada em exames padronizados, especialmente os aplicados no âmbito do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No entanto, muitos pesquisadores criticam o uso desta estratégia comoúnico meio para diagnóstico da qualidade das escolas públicas brasileiras, apontando, dentre outras limitações, a sua pontualidade. Nesse sentido, este artigo propõe como desafio a concepção e validação de novos mecanismos de avaliação, capazes de oferecer informações sobre o desempenho escolar dos alunos de forma contínua e em tempo real, por meio de uma abordagem computacional baseada em técnicas advindas dasáreas de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais (EDM).

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DOURADO, Raphael; RODRIGUES, Rodrigo Lins; CAVALCANTI, Jorge; GOMES, Alex Sandro. Novas possibilidades de avaliação em larga escala na educação básica através do uso de EDM e Learning Analytics. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3113.