Uma Abordagem para a Recomendação Inteligente de Conteúdo Web na Criação de Materiais e Objetos de Aprendizagem

  • Clarivando F. Belizário Júnior UFU
  • Fabiano A. Dorça UFU

Resumo


A criação de cursos online em larga escala adaptáveis aos estilos cognitivos e de aprendizagem dos estudantes é um problema desafiante e pendente. Muitas abordagens tratam apenas da adaptação desses cursos, e as poucas que tratam da criação, exigem do usuário conhecimento técnico e de domínio do conhecimento na construção de objetos de aprendizagem. Neste artigo, uma nova abordagem é modelada para lidar com esses desafios. Nela, dado um programa de curso, suas seções são mapeadas em conceitos representados em ontologias descritas na linguagem OWL da Web Semântica. Esses conceitos são utilizados na busca inteligente por objetos de aprendizagem e por recursos web anotados em RDF, que podem ser utilizados na criação de objetos de aprendizagem.

Referências

ADVANCED DISTRIBUTED LEARNING INITIATIVE. Sharable Content Object Reference Model (SCORMTM). Advanced Distributed Learning, 2001.

ARAÚJO, R. D. et al. Autoria automática de objetos de aprendizagem a partir de captura multimídia e associação a estilos de aprendizagem. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Anais...2014.

BERNERS-LEE, T. et al. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 28–37, 2001.

CASTRO, C. V.; SATLER, M. F. Modelo ontológico para la secuenciación de objetos de aprendizaje. Revista Iberoamericana de Tecnologías del/da Aprendizaje/Aprendizagem, p. 63, 2010.

DI MARTINO, B. Semantic retrieval of learning objects with schema matching. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 5, n. 3, 2009a.

DI MARTINO, B. Semantic web services discovery based on structural ontology matching. International Journal of Web and Grid Services, v. 5, n. 1, p. 46–65, 2009b.

DING, L. et al. Swoogle: a search and metadata engine for the semantic web. In: Proceedings of the thirteenth ACM international conference on Information and knowledge management, Anais...ACM, 2004.

DUVAL, E. 1484.12. 1: IEEE Standard for Learning Object Metadata. IEEE LTSC, 2002.

FININ, T. el al. Swoogle: Searching for knowledge on the Semantic Web. In: Proceedings of the National Conference on Artificial Intelligence, Anais...Menlo Park, CA; Cambridge, MA; London; AAAI Press; MIT Press; 1999, 2005.

FRANZ, T. et al. Triplerank: ranking semantic web data by tensor decomposition. Berlin: Springer, 2009.

GAETA, M. et al. An Approach To Personalized e-Learning. Journal of Education, Informatics & Cybernetics, v. 11, n. 1, 2013.

GRAF, S.; KINSHUK; IVES, C. A Flexible Mechanism for Providing Adaptivity Based on Learning Styles in Learning Management Systems. In: 2010 IEEE 10th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Anais... In: 2010 IEEE 10TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT). jul. 2010.

JÁCOME JÚNIOR, L.; MENDES NETO, F. M.; DA SILVA, L. C. N. Uma Abordagem Baseada em Algoritmo Genético para Recomendação de Objetos de Aprendizagem Sensível ao Contexto do Estudante. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Anais...2012.

MENOLLI, A.; MALUCELLI, A.; REINEHR, S. Criação Semi-Automática de Objetos de Aprendizagem a partir de Conteúdos da Wiki. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Anais...2011.

SILVA, D. H.; DORÇA, F. A. Uma Abordagem Automática para Personalização do Processo de Ensino Baseada em Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 2, p. 1–15, 2014.

VICCARI, R. et al. The OBAA proposal for learning objects supported by agents. In: Procs. Of MASEIE Workshop–AAMAS, Anais...2010.

WANG, R. et al. Re-ranking search results using semantic similarity. In: Fuzzy Systems and Knowledge Discovery (FSKD), 2011 Eighth International Conference on, Anais...IEEE, 2011.

WEI, W.; BARNAGHI, P.; BARGIELA, A. Rational research model for ranking semantic entities. Information Sciences, v. 181, n. 13, p. 2823–2840, 2011.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
BELIZÁRIO JÚNIOR, Clarivando F.; DORÇA, Fabiano A.. Uma Abordagem para a Recomendação Inteligente de Conteúdo Web na Criação de Materiais e Objetos de Aprendizagem. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 567-576. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9157.