Discussão sobre a Adaptabilidade em Ambientes U-learning baseada em Estilos de Aprendizagem

  • Luma da Rocha Seixas UFPE
  • Ivanildo José de Melo Filho UFPE/IFPE
  • Alex Sandro Gomes UFPE

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir com esta comunidade o processo de adaptabilidade nos ambientes de U-Learning. Tais ambientes precisam considerar a identificação das necessidades do usuário, tecnologias móveis bem como as diferentes situações de aprendizagem que podem ocorrer. É sabido que diferentes ambientes fazem uso de diferentes estratégias de reconhecimento de processo de adaptação baseado em perfis. A literatura enfatiza o caráter limitante deste tipo de reconhecimento nesses ambientes, principalment e por não considerar os diferentes estilos de aprendizagem dos aprendizes.

Referências

Barbosa, D. N. F. (2007). Um Modelo de Educação Ubíqua Orientado à Consciência do Contexto do Aprendiz. Tese de Doutorado, Unisinos.

Barbosa, C.F.R, Geyer, J.L.V. Barbosa. (2005) GlobalEdu: An Architecture to Support Learning in a Pervasive Computing Environment. In IFIP Workshop on Educational Technology, Perth, páginas 1-10.

Barbosa, J. L. V., Hahn, R. M., Rabello, S., Barbosa, D. F. N. (2008) LOCAL: a Model Geared Towards Ubiquitous Learning. In 39th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE). New York, páginas 432-436,ACM Press

Branquinho, A., Lopes, C., Dorça, F., Fernandes, M., Cattelan, R., and de Ávila, A. J. N. (2015). Aquisição Automática de Competências num Ambiente Educacional Ubíquo. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 26, No. 1, p. 1207).

Bra, P. De and Calvi, L. AHA! (1998) An open adaptive hypermedia architecture. New Review of Hypermedia and Multimedia, vol. 4, no. 1, pp. 115–139, 1998.

Brusilovsky, P., Eklund, J. and Schwarz, E. (1998). Web-based education for all: A tool for developing adaptive courseware. in Seventh International WWW Conference, pp. 291–300, Elsevier Science B.V.

Carver, C. A., Howard, R.A. , and Lane W.D. (1999). Addressing different learningstyles through course hypermedia. IEEE Transactions on Education, 42(1), 33-38.

Carmona, C. e Castillo, G. (2008). Designing a Dynamic Bayesian Network for Modeling Students Learning Styles. In Eighth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, pages 346–350. IEEE.

Chen, C.; Li, Y. (2010). Personalised context-aware ubiquitous learning system for supporting effective English vocabulary learning. Interactive Learning Environments, v. 18, n. 4, p. 341-364.

Chiou, C. K., and Tseng, J. C. (2012). Design of a personalized navigation support system for context-aware ubiquitous learning environment. In Proceedings of the 2012 RecSys workshop on Personalizing the local mobile experience (pp. 1-6). ACM.

de Aliança Neto, A. S., Neto, F. M. M., & Moreira, J. D. (2014). Uma Nova Abordagem para o Perfilamento de Usuários em Ambientes de Aprendizagem Ubíqua. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 25, No. 1, p. 1243).

Dorça, F. A., Lima, L. V., Fernandes, M. A., and Lopes, C. R. (2014). Avaliação de Políticas de Aprendizagem por Reforço para Modelagem Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem: Uma Análise Experimental. Revista de Informática Aplicada, 9(2).

Durán, Elena B., Margarita M. Álvarez, and Silvina I. Únzaga (2014). Ontological model-driven architecture for ubiquitous learning applications."Proceedings of the 7th Euro American Conference on Telematics and Information Systems. ACM.

Felder, R. M.; Silverman, L. K. (1988) Learning and teaching styles in engineering education. Engineering education, v. 78, p. 674–681.

Ferreira, L. G. A., Barbosa, J. L. V., and Gluz, J. C. (2013). Um Modelo de Recomendação Ubíqua de Conteúdo para Grupos de Aprendizes. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 24, No. 1, p. 697).

Gasperini, M. A. I., Amaral, Pimenta, M. S., Oliveira, J. P. M. (2004) Navegação Adaptativa no Ambiente de EAD AdaptWeb: uso de XML na Adequação de Conteúdo e Navegação. In III Congresso Internacional de Ergonometria e Usabilidade Design de Interfaces e Interação Humano-Computador, páginas 124-130.

Graf, S., Kinshuk, and Liu, T. (2009). Supporting teachers in identifying students’ learning styles in learning management systems: An automatic student modelling approach.Journal of Educational Technology & Society, 12(4):3–14.

Graf, S., Liu, T.-C., and Kinshuk (2008). Interactions Between Students Learning Styles, Achievement and Behaviour in Mismatched Courses. In Proceedings of the International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age (CELDA 2008), pages 223–230. IADIS International Conference.

Graf, S.,; Viola, S. (2009). Automatic student modelling for detecting learning style preferences in learning management systems. Citeseer.

Hahn, R. M., e Barbosa, J. L. V. (2008). Uma Arquitetura de Assistente Pessoal Orientada a Ambientes de Aprendizagem Ubíqua. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 1, No. 1, pp. 736-745).

Hwang G. (2006)Criteria and Strategies of Ubiquitous Learning. Proceedings of the IEEE International Conference on Sensor Networks, Ubiquitous, and Trustworthy Computing (SUTC’06), IEEE.

Kinshuk, Liu, T., and Graf, S. (2009). Coping with Mismatched Courses: Students’ behaviour and performance in courses mismatched to their learning styles. Educational Technology Research and Development, 57(6):739–752.

Kong, S. C., Chan, T. W., Griffin, P., Hoppe, U., Huang, R., Kinshuk, and Yu, S. (2014). E-learning in school education in the coming 10 years for developing 21st century skills: Critical research issues and policy implications. Journal of Educational Technology & Society, 17(1), 70-78.

Kuljis, J.; Liu, F. (2005) A Comparison of Learning Style Theories on the Suitability for elearning. Web Technologies, Applications, and Services, p. 191-197, 2005.

Levis, D., Barbosa, J. L., Pinto, S. C. C. S., and Barbosa, D. (2008). Aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua. Revista Brasileira de Informática na Educação, 16(1), 29-41.

Limongelli, C., Sciarrone, F., Temperini, M., and Vaste, G. (2009). Adaptive learning with the LS-plan system: a field evaluation. Learning Technologies, IEEE Transactions on, 2(3), 203-215.

Mendonça, I. E. S., Araujo, R. D., Mendes, M. M., Brant-Ribeiro, T., Dorça, F. A., & Cattelan, R. G. (2014). Explorando Funcionalidades Sociais e Colaborativas em Ambientes Educacionais Ubıquos.

Ogata, H., Yin, C., Yano, Y. (2005). JAPELAS: Support-ing Japanese Polite Expressions Learning Using PDA towards Ubiquitous Learning. The Journal of Information and Systems in Education. 2(1): 33-39,

PAPI (2006). “Draft standard for learning technology. public and private information (papi) for learners (papi learner)”, August.

Paredes, R. G. J., Ogata, H., Yano, Y. San Martin, G. A. (2005). A Multi-Model Approach for Supporting the Personalization of Ubiquitous Learning Applications.International Workshop on Wireless and Mobile Technologies in Education (WMTE’05). IEEE.

Peng, H.i; Chou, C.; Chang, C. (2008) From virtual environments to physical environments: Exploring interactivity in ubiquitous-learning systems. Journal of Educational Technology & Society, v. 11, n. 2, p. 54-66.

Rabello, S., Barbosa, J. L., Oliveira, J., Wagner, A., Barbosa, D. N., and Bassani, P. B. (2012). Um Modelo para Colaboração em Ambientes Descentralizados de Educação Ubíqua. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 23, No. 1).

Tsai, Chin-Chung. (2010) Conceptions of learning versus conceptions of web-based learning: The differences revealed by college students. Computers & Education, v. 53, n. 4, p. 1092-1103.

Wu, H., Kort, E. e Bra, P. de. (2001) Design issues for general-purpose adaptive hypermedia systems. in Proceedings of the 12th ACM Conference on Hypertext and Hypermedia, pp. 141–150, ACM.

Zakaria, M. R. and Brailsford, T. J. (2002).User Modelling and Adaptive Educational Hypermedia Frameworks for Education. New Review of Hypermedia and Multimedia, vol. 1, no. 8, pp. 83–97,.

Zatarain-Cabada, R., Barrón-Estrada, M., Zepeda-Sánchez, L., Sandoval, G., OsorioVelazquez, J., e Urias-Barrientos, J. (2009). A Kohonen Network for Modeling Students’ Learning Styles in Web 2.0 Collaborative Learning Systems. MICAI 2009: Advances in Artificial Intelligence, pages 512–520.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SEIXAS, Luma da Rocha; DE MELO FILHO, Ivanildo José; GOMES, Alex Sandro. Discussão sobre a Adaptabilidade em Ambientes U-learning baseada em Estilos de Aprendizagem. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 626-635. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9163.