Desafios na construção de um ambiente adaptativo baseado em Inteligências Múltiplas com apoio de gamificação

  • Cleon X. Pereira Júnior IF Goiano
  • Márcia A. Fernandes UFU

Resumo


Um dos desafios apresentados pela Informática na Educação é a adaptação de conteúdos em ambientes de aprendizagem e a modelagem automática do estudante. Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta de um ambiente baseado em Inteligências Múltiplas para a adaptação do conteúdo e formação do modelo do estudante. Um módulo de gamificação se faz necessário para motivar o aprendiz e o auxiliar na escolha do melhor cenário para a melhor efetivação da aprendizagem. Acredita-se que a criação de tal ambiente possa facilitar o processo de Educação a Distância, auxiliando na diminuição da evasão e do baixo rendimento.

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Publicado
04/07/2016
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PEREIRA JÚNIOR, Cleon X.; FERNANDES, Márcia A.. Desafios na construção de um ambiente adaptativo baseado em Inteligências Múltiplas com apoio de gamificação. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 655-663. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9166.