O Processo de Autoavaliação em Ambientes Colaborativos e sua Relação com a Mineração de Dados Educacionais
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo realizado acerca das diferentes abordagens do fenômeno metacognitivo da autoavaliação da aprendizagem e as perspectivas de possíveis relações que possam existir com as técnicas propostas pela Mineração de Dados Educacionais. Nas seções são apresentados trabalhos que desenvolvem pesquisas que englobam o tema, alguns resultados prévios obtidos através destes trabalhos, e por fim, são discutidos os possíveis desafios a serem encontrados para um futuro desenvolvimento de novas soluções.
Referências
BOUD, David; FALCHIKOV, Nancy; Rethinking Assessment In High Education. Routledge, 2007
BRUSILOVSKY, Peter; SOSNOVSKY, Sergey. Individualized Exercises for Self-Assessment of Programming Knowledge: An Evaluation of QuizPACK. School of Information Sciences, University of Pittsburgh, 2005.
CHI, Cheng Man Chi. Self assessment in the School-based Assessment speaking component. Disseration Secondary of Univesity of Hong Kong, 2009.
DELIALIOGLU, Omer; YILDIRIM, Zahide. Students’ Perceptions on Effective Dimensions of Interactive Learning in a Blended Learning Environment. International Journal of Educational Technology & Society, vol. 10, 2007, p. 133-146.
ECONOMIDES, Anastasios; Adaptive context-aware pervasive and ubiquitous learning. Computers & Education Volume 57, Issue 4, December 2011, p.2517-2534.
FREITAS, Luis F. C.; FERREIRA, Salete L.; Evolução da EAD no Brasil: um comparativo no ensino superior a distância x presencial. Arquivo da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), Rio de janeiro, 2013.
GUZMAN, Eduardo; CONEJO, Ricardo; DE-LA-CRUZ, José Luis Pérez; Improving Student Performance Using Self-Assessment Tests. Published by the IEEE Computer Society. Issue No. 04, vol. 22, 2007, p. 46-52.
HATZIAPOSTOLOU, Thanos; PARASKAKIS, Iraklis. Enhancing the Impact of Formative Feedback on Student Learning Through an Online Feedback System. International Faculty of the University of Sheffield, Thessaloniki, Greece, 2010.
HEINER, Cecily; HEFFERNAN, Neil; BARNES, Tiffany; Education Data Mining. Supplementary Proceedings of the 13th International Conference of Artificial Intelligence in Education, Marina Del Rey, CA, USA, 2007.
KELVIN, Tan Heng Kiat. Student Self-Assessment: Assessment, Learning and Empowerment. Research Publishing, 2012.
NUNES, V. B.; NOBRE, I.; O professor tutor em um curso a distância: avaliação, problemas e busca de soluções. Anais do Congresso do Assoc. Brasileira de EAD, 2013.
PEREIRA, José; PLEGUEZUELOS, Eulogio; MERI, Alex; MOLINA-ROS, Antoni;
MOLINA-TOMAS, Carmen; MASDEU, Carlos. Effectiveness of using blended learning strategies for teaching and learning human anatomy. Article in Medical Education, 2007,p. 189-195.
RAMOS, Jorge L. C.; RODRIGUES, Rodrigo L.; SILVA, João C. S.; GOMES, Alex S. Analisando Fatores que Afetam o Desempenho de Estudantes Iniciantes em um Curso a Distância. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2014, p. 99-108.
RODRIGUES, Rodrigo L.; RAMOS, Jorge L. Cavalcante; SILVA, João Carlos Sedraz;
GOMES, Alex Sandro; A literatura brasileira sobre Mineração de Dados Educacionais. Anais do III Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014. p. 621-630.
SANTANA, Leandro; MACIEL, Alexandre M.A.; RODRIGUES , Rodrigo Lins; Avaliação dos perfis de Uso no Ambiente Moodle Utilizando Técnicas de Mineração de Dados. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2014. p. 269-277
SANTOS, Patricia; PÉREZ-SANAGUSTÍN, M.; HERNÁNDEZ-LEO, D.; BLAT, J.; QuesTInSitu: from tests to routes for assessment in situ activities. Dep. of Information and Communication Technologies, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, 2011.
SCARTEZINI, R. O desenvolvimento da identidade profissional docente de professores universitários: um estudo dialógico. Tese de Doutorado. UnB, Brasília, 2014.
SILVA, Marjorie Cristina Rocha; NUNES, Maiana Farias Oliveira; SOUZA, Mayra Silva. Análise da produção científica em painéis dos congressos brasileiros de avaliação psicológica. Anais do Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2007, p. 239-252
SOUSA, Bruno M. Ambiente de aprendizado ubíquo youubi. Design e avaliação. Tese de Doutorado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, 2015.