Caracterização de dados do Twitter na Copa do Mundo'22
Resumo
O X, previamente conhecido como Twitter, é uma das plataformas sociais mais populares, amplamente usada para discutir diversos temas. Durante a Copa do Mundo de 2022, foi especialmente movimentado pelos brasileiros devido ao seu entusiasmo pelo futebol. Este artigo analisa cerca de 12 milhões de tweets coletados antes, durante e após o evento, contribuindo para entender como as pessoas usam a internet para expressar suas opiniões e interesses.
Referências
Jayawickrama, T. D. (2021). Community detection algorithms. Towards Data Science. Acesso em: 12/06/2023.
Kemp, S. (2021). Digital 2021: global overview report. Acesso em: 27/11/2023.
Kruskal, W. H. and Wallis, W. A. (1952). Use of ranks in one-criterion variance analysis. Journal of the American Statistical Association, 47(260):583–621.
Lins, S. (2020). Preparando-se para a copa do mundo: o que leva os brasileiros a comprar impulsivamente produtos para apoiar o seu país? In Atas do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. FPCEUP.
Malagoli, L., Stancioli, J., Ferreira, C., Vasconcelos, M., Silva, A. P., and Almeida, J. (2021). Caracterização do debate no twitter sobre a vacinação contra a covid-19 no brasil. In Anais do X Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 55–66, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Teixeira, D. and Azevedo, I. (2011). Análise de opiniões expressas nas redes sociais. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (8).
Volpato, B. (2023). Ranking: as redes sociais mais usadas no brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Acesso em: 12/06/2023.
Yitzhaki, S. (1979). Relative deprivation and the gini coefficient. The Quarterly Journal of Economics, 93(2):321–324.