O Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp) , promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através de seu Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC), é um evento anual congregando pesquisadores e educadores da área de Educação em Computação com o objetivo de compartilhar novas ideias e resultados sobre a concepção, desenvolvimento e avaliação de cursos, currículos, disciplinas, projetos, atividades, ferramentas e materiais relacionados ao ensino e à aprendizagem de computação.

Os Anais do EduComp são publicados anualmente, trazendo os artigos selecionados para cada edição do evento.

Tópicos de interesse

Os tópicos de interesse do EduComp incluem, mas não estão limitados a:

  • Didática de computação;
  • Ensino e/ou aprendizagem de disciplinas da computação;
  • Estratégias de ensino e/ou aprendizagem de computação;
  • Metodologias ativas no ensino e/ou aprendizagem de computação;
  • Teorias educacionais e psicológicas aplicadas à educação em computação;
  • Metacognição na educação em computação;
  • Avaliação da aprendizagem em computação;
  • Currículos de computação;
  • Evasão e retenção em cursos e disciplinas de computação;
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação;
  • Mentoria na graduação e pós-graduação em computação;
  • Habilidades técnicas (hard skills) e não-técnicas (soft skills) em computação;
  • Formação científica em cursos de computação;
  • Interação entre academia e indústria de TI;
  • Formação na pós-graduação em computação;
  • Comunidades discentes em cursos de computação;
  • Fatores psicológicos e emocionais em educação em computação;
  • Inclusão e acessibilidade na educação em computação;
  • Diversidade em cursos de computação;
  • Estudos de gênero na educação em computação;
  • Aspectos raciais/étnicos na educação em computação;
  • Aspectos demográficos, sociais e econômicos de cursos de computação;
  • Aspectos éticos na educação em computação;
  • Formação inicial de professores em computação;
  • Formação continuada de professores em computação;
  • Prática de ensino de computação na formação de professores;
  • Estágio supervisionado na formação de professores de computação;
  • Computação na educação infantil;
  • Computação nos anos iniciais do ensino fundamental;
  • Computação nos anos finais do ensino fundamental;
  • Computação no ensino médio;
  • Computação na educação profissional;
  • Educação corporativa em computação;
  • Ensino e/ou aprendizagem online de computação;
  • Educação em computação em espaços não-formais;
  • Educação continuada em computação;
  • Educação de jovens e adultos em computação;
  • Pensamento computacional;
  • Avaliação de pensamento computacional;
  • Programação introdutória na educação superior;
  • Programação avançada na educação superior;
  • Psicologia da programação;
  • Feedback de tarefas de programação;
  • Avaliação automatizada de tarefas de programação;
  • Linguagens textuais para aprendizagem de programação;
  • Linguagens de blocos para aprendizagem de programação;
  • Recursos de apoio à educação em computação;
  • Educação em computação aberta e livre (e.g., REA, MOOC) ;
  • Materiais didáticos de computação;
  • Computação desplugada;
  • Robótica na educação em computação;
  • Hardware na educação em computação;
  • Educação em computação através do uso de imagens, áudio e vídeo;
  • Realidade virtual e aumentada na educação em computação;
  • Redes e mídias sociais em educação em computação;
  • Mineração de dados educacionais em computação;
  • Analíticas de aprendizagem (learning analytics) em computação;
  • Estudos secundários: revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos.

Mais informações

Para mais informações sobre o EduComp, visite o website do GIEC.