Evidências do Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos

Resumo


Há um avanço tecnológico relevante no mundo moderno que resulta em transformações sociais no âmbito da empregabilidade. Diante desse cenário, o Pensamento Computacional (PC) vem sendo colocado no foco da inovação educacional como um conjunto de habilidades que devem ser adquiridas pelas novas gerações. Neste contexto, este artigo tem como objetivo buscar evidências da sensibilização das habilidades do PC em alunos do Ensino Fundamental por meio do uso de História em Quadrinhos (HQs). Para isso foi proposta uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, com procedimento quase-experimental. Avaliou-se a influência desta abordagem com alunos do 5º ano de uma escola pública. Os resultados evidenciaram melhor desempenho dos alunos nas atividades propostas após as intervenções realizadas resultando em amostragens que denotam a absorção do conteúdo de forma a evidenciar o desenvolvimento das habilidades referentes ao PC.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Histórias em Quadrinhos

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Publicado
22/04/2024
OLIVEIRA, Márcio Canedo de; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Evidências do Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 12-19. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237336.