Uso de learning analytics para Avaliação de eficiência de curso de introdução à Inteligência Artificial

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do curso on-line ABC da Inteligência Artificial, tendo adotado a Análise do Comportamento como teoria educacional. Participaram 244 pessoas, ao longo de quatro ofertas do curso, desde graduandos em ciências exatas até pós-graduados de outras áreas. Foi aplicada prova de 30 itens de V/F no início (pré) e ao final do curso (pós-teste), para avaliar aprendizagem e autoconfiança em relação às próprias respostas na prova. Avaliamos, ainda, a satisfação com o curso. Observamos aumento estatisticamente significativo de acertos e de autoconfiança entre pré e pós-teste, com tamanhos do efeito de moderado a alto: 0,48 ≥ d ≤ 0,87 (aprendizado) e 0,45 ≥ d ≤ 0,98 (autoconfiança). A satisfação com o curso foi elevada (M = 4,45; DP = 0,10). Esperamos que esse curso seja replicado e seus recursos, principalmente objetivos de aprendizagem e avaliações, possam ser aperfeiçoados, a partir do material gratuitamente disponibilizado na Internet.
Palavras-chave: Educação em computação, Ensino de Inteligência Artificial, Programação de condições de ensino

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Publicado
22/04/2024
HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira et al. Uso de learning analytics para Avaliação de eficiência de curso de introdução à Inteligência Artificial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 113-122. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237389.