Figmatizando Ideias: Um Relato de Experiência da Execução do Curso Presencial de Figma na Prática

Resumo


A busca de uma abordagem mais dinâmica no ensino de Computação vem sendo cada vez mais frequente, com esse objetivo o projeto LearningLab busca promover cursos utilizando abordagens ativas, unindo a teoria e a prática. Partindo disso, o curso Figmatizando ideias foi realizado com 28 alunos da Universidade Federal do Ceará. Este artigo apresenta um relato de experiência na execução do curso, baseado na percepção dos alunos. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a maioria dos alunos alegou que compreenderam os conteúdos passados durante as aulas, exercitaram os conhecimentos obtidos e gostaram da didática de ensino. Em relação à metodologia de ensino, os principais aspectos positivos foram: aulas práticas e presenciais em laboratório, didática da instrutora de fácil entendimento e por fim, abordagem e equipe de monitores focados no aprendizado do aluno.

Palavras-chave: Ferramenta, Interação Humano-Computador, Metodologias Ativas de Ensino, Design, Curso

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Publicado
22/04/2024
LIMA, Israely; ANDRADE, Adam; RAMALHO, Giovana; GOMES, Riane Carla; ROCHA, Marina; RABELO, Jacilane de H.. Figmatizando Ideias: Um Relato de Experiência da Execução do Curso Presencial de Figma na Prática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 161-167. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237426.