Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional para Educação Básica

Resumo


A aprovação das Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2023 foi um marco para o país, mas ao mesmo tempo a necessidade de implantação do ensino de Computação nas escolas traz diversos desafios para os professores. Um deles é a necessidade de se apropriarem de conhecimentos estabelecidos nos eixos de Computação para o currículo escolar (Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital) e incluírem as habilidades e competências em suas aulas, de maneira interdisciplinar. Para auxiliar nesse processo, foi idealizada a HackEduComp, uma maratona educacional que tem o propósito de unir professores de diferentes disciplinas com um desafio em comum: planejar aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional. Os resultados de duas edições da HackEduComp indicam que as aulas planejadas de maneira colaborativa têm o potencial de promover e apoiar a implantação do Pensamento Computacional na Educação Básica. Este artigo relata o formato, condução, materiais de apoio e resultados da HackEduComp, com o objetivo de disseminar a iniciativa e assim contribuir no desenvolvimento de artefatos para apoiar a implantação do ensino de Computação na Educação Básica, bem como oferecer apoio aos professores durante esse processo desafiador.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Professores, Interdisciplinaridade, Educação Básica

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Publicado
22/04/2024
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MONTEIRO, Lidiane; FALCÃO, Taciana Pontual; RODRIGUES, Rodrigo. Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional para Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 168-176. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237508.