Oficinas de introdução ao pensamento computacional conduzidas por mulheres: uma contribuição para a representatividade feminina

  • Aline V. S Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Deusiane K. M. Maia Universidade Federal do Ceará
  • Lauana M. C. de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Marcele N. S. Cruz Universidade Federal do Ceará
  • Sofia Bento Desidério Universidade Federal do Ceará
  • Valéria Maria da Silva Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-9214-3399

Resumo


A representatividade feminina é reconhecidamente um aspecto que motiva mulheres a ingressarem na área da Computação. Neste sentido, este artigo descreve um relato de experiência sobre a condução de oficinas de introdução ao pensamento computacional na educação básica por mulheres. No contexto deste relato, as mulheres são alunas de graduação de Engenharia de Software e de Ciência da Computação de uma universidade pública federal. As oficinas conduzidas visavam introduzir conceitos e práticas do pensamento computacional por meio de programação em blocos, computação desplugada e programação com Arduino. Três oficinas foram conduzidas em parceria com três diferentes escolas. Dados foram coletados sobre a percepção dos estudantes participantes e das instrutoras que conduziram as oficinas. Do ponto de vista dos estudantes, mais de 90% indicaram interesse em continuar aprendendo sobre programação. Na percepção das instrutoras, as ações possibilitaram a representatividade feminina e uma desconstrução de estereótipos, além de incentivar os participantes ao ingresso na área e permitir uma troca de conhecimento entre as instrutoras e os participantes.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Mulheres, Protagonismo feminino

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Publicado
22/04/2024
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NUNES, Aline V. S; MAIA, Deusiane K. M.; OLIVEIRA, Lauana M. C. de; CRUZ, Marcele N. S.; DESIDÉRIO, Sofia Bento; PINHEIRO, Valéria Maria da Silva; MARQUES, Anna Beatriz. Oficinas de introdução ao pensamento computacional conduzidas por mulheres: uma contribuição para a representatividade feminina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 193-203. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237527.