Estudo exploratório avaliando a viabilidade do uso de aplicativo de exposição virtual para disseminação da importância das mulheres nas ciências

  • Patricia Felippe Amorim Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
  • Marilza Sampaio Aguilar Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
  • Isabella Naomi Imamura Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
  • Monique Gonçalves Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
  • Maria Eduarda Alves Cruz Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Duarte Pereira Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo relata a experiência pedagógica de bolsistas de pré-iniciação científica do programa Jovens Talentos edital 2022 da FAPERJ cujo tema foi o uso de inteligência artificial em plataforma online para o desenvolvimento e avaliação de um recurso digital aberto, uma exposição virtual de vídeos. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo promover a divulgação das cientistas mulheres que participaram da descoberta de elementos químicos da tabela periódica. O incentivo à presença feminina em atividades de pesquisas na área tecnológica vem sendo bem disseminado por diversos grupos integrantes de instituições governamentais. Considerando este fator, o projeto inicialmente buscou contextualizar a presença feminina no curso técnico em informática integrado ao ensino médio e posteriormente focou na criação de produtos, utilizando a criatividade e imaginação, que tivessem conexão com os laboratórios de ciências da natureza e mostrassem a importância da presença da mulher nas ciências. Em todas as atividades foram utilizadas plataformas onlines gratuitas disponíveis no momento. O projeto foi apresentado no evento Rio Innovation Week 2023. Além da produção e avaliação de recursos digitais abertos em plataformas onlines, o projeto tem a missão de disseminar o conhecimento adquirido para demais alunos através de oficinas. Portanto, também são apresentados os resultados obtidos a partir de um questionário aplicado aos alunos que participaram da oficina oferecida.

Palavras-chave: Educação de computação, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Mulheres nas Ciências

Referências

Cristiano Maciel, Sílvia Amélia Bim, Karen da Silva Figueiredo Ribeiro. 2021. Meninas Digitais: Uma Jornada De Ciclos Enriquecedores. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação 44, junho (2021). Disponível em: [link]. Acesso em : 13 de jul 2023.

Nádia L. A. Alexandrino, Carlos A. Silva, Cristiane N. Targa, and Daniel B. F. Conrado. 2021. PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica. Anais EduComp’21, Abril 27–30, 2021, Jataí, Goiás, Brasil (On-line). Acesso em: 13 de jul 2023. Disponível em: [link].

Betina Stefanello Lima, Maria Lúcia de Santana Braga, and Isabel Tavares. 2016. Participação das mulheres nas ciências e tecnologias: entre espaços ocupados e lacunas. Revista Gênero 16, 1 (2016).

Ahmed Tareq Rashid. 2016. Digital inclusion and social inequality: Gender differences in ICT access and use in five developing countries. Gender, Technology and Development 20, 3 (2016), 306–33.

Edna Dias Canedo, Rodrigo Bonifácio, Márcio Vinicius Okimoto, Alexander Serebrenik, Gustavo Pinto, and Eduardo Monteiro. 2020. Work Practices and Perceptions from Women Core Developers in OSS Communities. In Proceedings of the 14th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM). 1–11.

Aleteia Araujo e Luciana Bolan Frigo. 2021. Diversidade de gênero na área de ti ainda é pauta contemporânea. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação 44, junho (2021). Disponível em: [link]. Acesso em : 13 de jul 2023.

OIT - ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Perspectivas Sociales y del Empleo en el Mundo – Tendencias 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de out 2023.

OBSERVATÓRIO SOFTEX. 2013. Mercado de trabalho e formação de mão de obra em TI. Cadernos Temáticos do Observatório. Observatório SOFTEX (2013).

Elisabete Regina Baptista de Oliveira, Sandra Unbehaum, and Thais Gava. 2019. A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa 49, 171 (2019), 130–159.

Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A. F., Alves, S., Coelho, T., e Moreira, G. (2018). Barreiras que impedem a opção das meninas pelas ciências exatas e computação: Percepção de alunas do ensino médio. In ́ 12o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Macedo, M. M. G., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduação em exatas: um estudo qualitativo e comparativo de gênero. In 12o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Figueiredo, K. d. S., Vitorassi, R., Monteiro, E., and Carneiro, S. d. O. (2017). Percepções de alunas de ensino médio sobre as subáreas da computação. In 11o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Holanda, M. T. d., Mourao, R., Ramos, G. N., Araújo, A. P. F. d., and Walter, M. E. T. (2017). Uma pesquisa com alunas do ensino fundamental e médio sobre os cursos da Área de computação. In 11o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

Santos, M. P., Santos, C. P., and Ellwanger, C. (2017). A computac ̧ao sob a Ótica de meninas do ensino médio. In 11o Women in Information Technology (WIT 2017). SBC.

MCCARTHY, J.Review of “Artificial Intelligence” 2007. Artificial Intelligence, v.5, n.3, p.371-22, 1974. Disponível em: [link]. Acesso em 18-10-2023.

IBM. IBM. 2023. O que é inteligência artificial (IA)? Disponível em: [link]. Acesso em 18-10-2023.

OE. Observatório de Educação, Ensino Médio e Gestão. Instituto Unibanco. 2023. Inteligência Artificial na Educação: conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem. Disponível em: [link]. Acesso em 18-10-2023.

ARAÚJO, R. B. Especificação e análise de um sistema distribuído de realidade virtual, São Paulo, Junho, 144 Pp., Tese (Doutorado), Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1996.

PIMENTEL, K. ; TEIXEIRA, K. Virtual reality - through the new looking glass. New York, McGraw-Hill, 1995, apud Rodrigues, G. P. Rodrigues, C. M. P.. Realidade virtual: conceitos, evolução, dispositivos e aplicações.

BAPTISTA, Manoel Moreira. Desenvolvimento e Utilização de Animações em 3D no Ensino de Química. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química. Campinas, São Paulo. 2013. Acesso em 23-09-2014 [link]

MENDES, Maximiliano Augusto de Araújo. Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a 1ª série do ensino médio. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Faculdade UnB Planaltina. Brasília, 2010. Acesso em 23-09-2022.

COSTA, J. W.; OLIVEIRA, M. A. M. Novas Linguagens e Novas Tecnologias - Educação e Sociabilidade, 1st ed. Vozes, 2004.

Cadorin Nicolete, Priscila & Júnior, Eduardo & Machado da Silva, Marta & Tarouco, Liane & Vila, Eduardo & Silva, Juarez. (2019). Estudo exploratório sobre realidade aumentada e laboratório remoto no ensino de física. RENOTE. 17. 345-355. 10.22456/1679-1916.99491. Disponível em: Acesso em 16-10-2023.

MARINO, K.V.; ARRUDA, I.S.; PAES, J.J.L.; CORNAGO JR, V.M; PILAN, J.R.. Desenvolvimento de um quiz em realidade virtual para apoio ao estudo da disciplina de hardware. 7ª Jornada Científica e tecnológica da Fatec de Botucatu, Botucatu, SP, 2018. Acesso em 22-09-2021. [link]

RODRIGUES, Laércio do Carmo. Realidades Aumentada e Virtual no Ensino de Química: Aplicação e Avaliação no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio grande do Sul. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 23-05-2023.

VARELA, Luiz. Uma Forma Diferente De Apresentar Trabalhos – Exposição Virtual – ArtSteps.EDUCATEH. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 18-06-2023.

HERPICH F. Recursos educacionais em realidade aumentada para o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial em física. 2019. f. 207. Tese. (Curso Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação), Porto Alegre, RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, RS, 2019. Disponível em: [link]. Acessado em 21 abr. 2020

FERREIRA, T. V.; RIBEIRO, J. de S.; CLEOPHAS, M. G. A ciência pelas lentes dos smartphones: o potencial do aplicativo QR CODE no ensino de Química. Revista Thema, v. 15, n. 4, p. 1217-1233, 3 out. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2022.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. De On the Horizon. v. 9 n. 5, 2001. Disponível em [link]. Acessado em 23 mar. 2023.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
AMORIM, Patricia Felippe; AGUILAR, Marilza Sampaio; IMAMURA, Isabella Naomi; GONÇALVES, Monique; CRUZ, Maria Eduarda Alves; PEREIRA, Ana Paula Duarte. Estudo exploratório avaliando a viabilidade do uso de aplicativo de exposição virtual para disseminação da importância das mulheres nas ciências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 214-223. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237530.