Estudo exploratório avaliando a viabilidade do uso de aplicativo de exposição virtual para disseminação da importância das mulheres nas ciências
Resumo
Este artigo relata a experiência pedagógica de bolsistas de pré-iniciação científica do programa Jovens Talentos edital 2022 da FAPERJ cujo tema foi o uso de inteligência artificial em plataforma online para o desenvolvimento e avaliação de um recurso digital aberto, uma exposição virtual de vídeos. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo promover a divulgação das cientistas mulheres que participaram da descoberta de elementos químicos da tabela periódica. O incentivo à presença feminina em atividades de pesquisas na área tecnológica vem sendo bem disseminado por diversos grupos integrantes de instituições governamentais. Considerando este fator, o projeto inicialmente buscou contextualizar a presença feminina no curso técnico em informática integrado ao ensino médio e posteriormente focou na criação de produtos, utilizando a criatividade e imaginação, que tivessem conexão com os laboratórios de ciências da natureza e mostrassem a importância da presença da mulher nas ciências. Em todas as atividades foram utilizadas plataformas on-line gratuitas disponíveis no momento. O projeto foi apresentado no evento Rio Innovation Week 2023. Além da produção e avaliação de recursos digitais abertos em plataformas on-line, o projeto tem a missão de disseminar o conhecimento adquirido para demais alunos através de oficinas. Portanto, também são apresentados os resultados obtidos a partir de um questionário aplicado aos alunos que participaram da primeira oficina oferecida.
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