O Impacto da Nova Matriz Curricular da Licenciatura em Computação no Desempenho dos Discentes

Resumo


O presente artigo aborda o impacto da reestruturação da matriz curricular do curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2018. O objetivo central deste estudo é avaliar em que medida as alterações curriculares influenciaram o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados no referido curso. Para atingir esse objetivo, empregou-se uma análise de dados dos discentes antes e após a implementação da nova matriz curricular. Além disso, foram incorporados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como parte da análise. Os resultados obtidos indicam um impacto positivo da nova matriz curricular no desempenho acadêmico dos estudantes. Esses achados sugerem que a reformulação da matriz curricular desempenhou um papel na formação mais eficaz dos futuros professores de computação, preparando-os de maneira mais abrangente e eficaz para os desafios contemporâneos da educação.

Palavras-chave: Licenciatura em Computação, Matriz Curricular, Indicadores Educacionais

Referências

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) [n.d.]. Censo da Educação Superior. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). [link]

Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [n.d.]. Estatísticas. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). [link]

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) [n.d.]. Licenciatura em Computação na UFRPE. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). [link]

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) [n.d.]. Ministério da Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco Secretaria Geral dos Conselhos da Administração Superior Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). [link]

Sociedade Brasileira de Computação (SBC) [n.d.]. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). [link]

Abílio Nogueira Barros, Andreza Alencar, André Nascimento, Aldéryck Félix de Albuquerque, and Rafael Ferreira Mello. 2022. Elaboração do conjunto de dados agregados do censo da educação básica. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop. SBC, 35–45

Renan Cunha, Claudomiro Sales, and Reginaldo Santos. 2021. Análise Automática com os Microdados do ENADE para Melhoria do Ensino dos Cursos de Ciência da Computação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 208–217

Amanda Azevedo Dantas, Ayla Dantas Rebouças, and Raquel Vigolvino Lopes. 2023. Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 350–360

Taciana Pontual Falcão, Danilo Araújo, Rozelma França, Ermeson Andrade, and Cesar França. 2018. Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 7. 1108

Ebony Marques, Lhaíslla Cavalcanti, Tarcísio Barbosa, and Gabriel Alves. 2023. SABIA: Uma Plataforma para Auxiliar a Gestão Baseada em Evidências nas Instituições de Ensino Superior. In Anais do II Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil (Passo Fundo/RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 71–80

Roberto P Nascimento, Gabriela DS de Sousa, Mariana WB Nascimento, and Josivan R Reis. 2022. Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 189–196.

Renata Cristina Nunes. 2021. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development 10, 3, e1410313022–e1410313022.

Pedro Rendeiro, Eude Monteiro, Danilo Nicioka, and Reginaldo Santos. 2023. Avaliaçao de Desempenho em Cursos de Engenharia de Computaçao Baseada nos Microdados do ENADE. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 339–349.

Raphael Saraiva, Pamella Soares, Allysson Allex Araújo, and Jerffeson Souza. 2023. Análise descritiva dos microdados do Censo da Educação Superior do INEP para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil-Um panorama 2015-2021. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 443–453

Viviane Vasconcelos and Ermeson Andrade. 2018. Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Publicado
22/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Laura Gabrielle de Lira; BARROS, Abílio Nogueira; FALCÃO, Taciana Pontual. O Impacto da Nova Matriz Curricular da Licenciatura em Computação no Desempenho dos Discentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 256-265. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237401.