Desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante com TEA: lições aprendidas
Resumo
Os cursos de computação enfrentam, mundialmente, altas taxas de retenção e evasão, entre os possíveis motivos estão a necessidade de abstração e a complexidade dos conteúdos. Esse índice de dificuldade pode aumentar em se tratando de pessoas autistas. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre os desafios de um estudante autista em um curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), relacionando as requisições do curso com as características do estudante que é autista nível 1 de suporte, com TDAH e dislexia. A pesquisa foi descrita a partir do olhar do estudante e de uma professora do curso, que também é autista, e esteve com o estudante em cinco disciplinas durante seis anos de sua trajetória acadêmica. Resultados deste estudo indicam que as abordagens pedagógicas podem auxiliar nos desafios de comunicação e, com isso, trazer melhores resultados.Referências
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
PIRES, Fernanda; GOES, Leonardo; PESSOA, Marcela.
Desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante com TEA: lições aprendidas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 423-434.
ISSN 3086-0733.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5336.
