Uma avaliação de aprendizagem cooperativa e em pares na disciplina de Programação de Computadores: um relato de experiência

  • Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias UFF
  • Graziela F. Guarda UFF
  • Sergio Crespo C. S. Pinto UFF

Resumo


Objetivo: Apresentar um modelo disruptivo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Programação de Computadores. Método: Com base no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e na Pedagogia Cooperativa, de Freinet, foi desenvolvido um modelo iterativo de avaliação, onde os estudantes, de forma cooperativa, corrigem suas provas, tendo a oportunidade de rever e reconstruir os códigos, quando necessário. A intencionalidade explícita promovida na forma de avaliação é capaz de transformar a leitura do professor sobre os resultados e a realidade dando subsídios para que se reflita sobre as evidências para construir novos caminhos de aprendizagem. Resultados: O modelo foi aplicado em 4 turmas de primeiro período de um curso de Ciência da Computação em uma universidade pública do Rio de Janeiro. Feedbacks das autoavaliações dos estudantes fornecem evidências de que eles reconheceram uma grande evolução em termos de aprendizagem e retenção de conteúdos na disciplina, além disso, conseguiu-se gerar um espaço de complementação do aprendizado entre estudantes, reduzindo a competição não saudável. O modelo proporcionou que a dupla somasse esforços para resolver problemas comuns, e foi dada oportunidade de releitura do problema com olhar crítico sobre a solução inicialmente proposta. Ademais, os estudantes reconheceram que a primeira versão da solução nem sempre é a melhor. Discussão: Uma implicação relevante observada nos resultados foi a de que o modelo iterativo baseado na cooperação se configurou também como uma avaliação para a aprendizagem, abordagem em que o estudante aprende durante o processo de realização da prova. Além disso, houve evidências de que diante das oportunidades dialógicas da prova em duplas, os estudantes emanciparam-se em conjunto, através da cooperação e do diálogo, se apropriando dos conteúdos aprendidos, e superando a competição.

Referências

De Buriasco, Regina Luzia Corio; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Ciani, Andréia Büttner.(2009) Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 33, p. 69-95.

Double, K.S., Mcgrane, J.A., Hopfenbeck,T.N. (2020) The impact of peer assessment on academic performance: A meta-analysis of control group studies. Educational Psychology Review, v. 32, n. 2, p. 481-509.

Georgouli, K. et al. (2012) Introducing a Collaborative Peer-Evaluation Learning Model in Higher Education Programming-Based Courses. In: 16th Panhellenic Conference on Informatics. IEEE, 2012. p. 399-404.

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas, São Paulo, 5 edition.

Hannay, J.E., Dyba,T., Arisholm,E e Sjoberg, D.I.K, (2009) The effectiveness of pair programming: A meta-analysis, Information and Software Technology, v. 51, Issue 7, p. 1110-1122, DOI: 10.1016/j.infsof.2009.02.001

Omer, U., Farooq, M. S., Abid, (2021) A. Introductory programming course: review and future implications. PeerJ Computer Science, v. 7, p. e647.

Santos, G. G. dos; Alves, K. J.; Cunha, F. S. R.; Cardoso, F. M. C. B.; Schutz, J. A. (2024) O sociointeracionismo de Vygotsky: possíveis contribuições para a educação profissional e tecnológica. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 19, p. e24tl4018. DOI: 10.22169/revint.v19.e24tl4018. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 dez. 2024.

Vygostsky, L. S. (2016) A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
07/04/2025
DIAS, Ana Isabel de Azevedo Spinola; GUARDA, Graziela F.; PINTO, Sergio Crespo C. S.. Uma avaliação de aprendizagem cooperativa e em pares na disciplina de Programação de Computadores: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 446-456. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5344.