Entre Brincadeiras e Bytes: Experiências de um Projeto Piloto de Ensino de Computação na Educação Infantil

  • Aline M. A. Pereira Colégio Pedro II
  • Angélica L. Moraes Colégio Pedro II
  • Anne C. O. Barros Colégio Pedro II
  • Liliana C. P. Oliveira Colégio Pedro II

Resumo


Neste trabalho apresentamos a experiência de um projeto piloto voltado para o ensino de computação na educação infantil em um colégio da rede pública federal. Os professores de informática educativa ajustaram suas práticas com base no projeto de resolução sobre as normas do ensino de computação na educação básica, e seus três eixos estruturantes: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital. São relatadas atividades focadas no desenvolvimento do pensamento computacional, evidenciando a importância do ensino de computação para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e acesso responsável à cultura digital.

Referências

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Publicado
07/04/2025
PEREIRA, Aline M. A.; MORAES, Angélica L.; BARROS, Anne C. O.; OLIVEIRA, Liliana C. P.. Entre Brincadeiras e Bytes: Experiências de um Projeto Piloto de Ensino de Computação na Educação Infantil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 537-547. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5408.