Tecnologia e Educação: Robótica como Caminho para a Transformação do Ensino Técnico

  • Geovanna Vittória de Jesus Assis UFSJ
  • Juliana Azi Martins Achá UFSJ
  • Alexandre Bittencourt Pigozzo UFSJ
  • Michelli Marlane Silva Loureiro UFSJ

Resumo


O projeto Sistema de Irrigação com Arduino foi desenvolvido com os estudantes do curso técnico em Informática de uma Escola da rede Estadual em uma cidade do interior de Minas Gerais. Este relato de experiência tem como objetivo demonstrar como a robótica educacional pode ser utilizada como ferramenta para o ensino técnico, conectando os estudantes ao aprendizado a partir de sua realidade e contexto. O sistema foi apresentado em uma feira escolar com a presença da comunidade local, gerando avaliações positivas por sua inovação e resultando em mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem, evidenciadas pelo alto nível de envolvimento e engajamento dos alunos. O projeto demonstra como a educação em computação, alinhada ao contexto dos estudantes, pode ampliar horizontes e oferecer alternativas profissionais.

Referências

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Publicado
07/04/2025
ASSIS, Geovanna Vittória de Jesus; ACHÁ, Juliana Azi Martins; PIGOZZO, Alexandre Bittencourt; LOUREIRO, Michelli Marlane Silva. Tecnologia e Educação: Robótica como Caminho para a Transformação do Ensino Técnico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 548-558. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.5413.