AnneBot: Um Chatbot para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional
Resumo
Este trabalho apresenta um chatbot intitulado com AnneBot desenvolvido na linguagem de programação Python para auxiliar os alunos no processo de ensinoaprendizagem do Pensamento Computacional(PC). O chatbot foi disponibilizado no aplicativo mensageiro Telegram, sendo possível realizar modificações das perguntas e respostas quando necessário, objetivando melhorar o aprendizado dos alunos.
Link para o vídeo de apresentação: https://youtu.be/snj1CGRBHiQ
Referências
Dehon, P., Silva, A., Inocêncio, A. C., Castro, C., Costa, H., and Júnior, P. P. 2018. Cvchatbot: Um chatbot para o aplicativo facebook Messenger integrado ao avamoodle. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1623. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1623
Lucchesi, I. L., da Silva, A. R., Abreu, C., & Tarouco, L. M. R. 2018. “Avaliação de um Chatbot no Contexto Educacional: Um Relato de Experiência com Metis”. RENOTE, 16(1).DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85903.
Dantas, A. C., Torres, H., de Paula Faria, I., Araújo, W., Guimarães, G., Guimarões, M., Almeida, V. A., Nascimento, M. Z. 2019, November). AstroBot: Um chatbot com inteligência artificial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de física. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 1196). DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1196.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese.Programa de PósGraduação em Informática na Educação. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre.
Wing, J. 2016. Pensamento Computacional– Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia.