Vamos LabEIAR: uma proposta metodológica inspirada no pensamento computacional para implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica no contexto da Economia 4.0 no IF Baiano Campus Catu

Resumo


Este breve artigo apresenta uma proposta metodológica inédita inspirada nos pilares do Pensamento Computacional para execução das oficinas do Laboratório de Ensino em Inteligência Artificial e Robótica (LabEIAR), a ser implantado no Instituto Federal Baiano Campus Catu.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/ns24BtGuWsk

Palavras-chave: pensamento computacional, metodologia ativa, laboratório, economia 4.0

Referências

Moreira, F.; Mesquita A., Peres, P. 2019. “Educação 4.0 e a transformação dos ambientes de aprendizagem: O Modelo Personalizado de Ambiente de Aprendizagem 4.0”. In: 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Coimbra, Portugal, 2019, pp. 1-6. Doi: 10.23919/CISTI.2019.8760900.

OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 2020. In PISA 2022 Assessment and Analytical Framework. Disponível em <http://www.oecd.org/pisa/sitedocument/PISA-2021-mathematics-framework.pdf >, acesso em 30/01/2021.

Bacich, L. Moran, J. (Org.). 2017. “Metodologias ativas para uma educação inovadora”. Porto Alegre: Penso, 2017.

Moran, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto. Morales, Ofelia Elisa T. (orgs.). “Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II”. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

Wing, J. M. 2006. Computational Thinking. Communications of the ACM, 49-3, p. 33-35, 2006.

Valente, J. A.. 2016. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. “Revista eCurriculum”, v.14, n.3, p.5562, 2016.

Rodríguez-García, J. D., Moreno-León, J., Román-González, M., Robles, G. (2019) “Developing Computational Thinking at School with Machine Learning: An exploration”. In 2019 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (pp. 1-6). IEEE.

BBC. 2018. Computational Thinking. Disponível em <https://www.bbc.com/bitesize/topics/z7tp34j>. Acesso em 30/01/2021.

Williams, M. K. 2017. John Dewey in the 21st Century. “Journal of Inquiry and Action in Education”, 9(1), 91–102. 2017.

Rocha, C. J. T.; Farias, S. A. 2020. Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática, “Revista da Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC”, ISSN: 2318-6674. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9422.
Publicado
26/04/2021
DURÃES, Gilvan Martins. Vamos LabEIAR: uma proposta metodológica inspirada no pensamento computacional para implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica no contexto da Economia 4.0 no IF Baiano Campus Catu. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 60-61. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14876.