Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica

Resumo


No cenário educacional atual, existem resistências por parte dos alunos em relação à matemática. Então, se faz necessário a introdução de formas de ensino diferentes do ensino tradicional. Na presente investigação, o objetivo é buscar desenvolver uma estratégia didático-pedagógica lúdica para o desenvolvimento do pensamento algébrico (PA) a partir do pensamento computacional (PC). Para isso, propõe-se o SCRATCH-CALC, um ambiente baseado na plataforma de programação em blocos Scratch, no qual os alunos poderão criar seus projetos com jogos e ao mesmo tempo desenvolver contextos com PC e PA na resolução de problemas.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/vzBEVwnO_T4
Palavras-chave: Pensamento computacional, Pensamento algébrico, Ensino de Matemática, Scratch

Referências

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Publicado
24/04/2022
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SILVA, Jairo Rodrigues da; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 25-26. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19406.