Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica

Resumo


No cenário educacional atual, existem resistências por parte dos alunos em relação à matemática. Então, se faz necessário a introdução de formas de ensino diferentes do ensino tradicional. Na presente investigação, o objetivo é buscar desenvolver uma estratégia didático-pedagógica lúdica para o desenvolvimento do pensamento algébrico (PA) a partir do pensamento computacional (PC). Para isso, propõe-se o SCRATCH-CALC, um ambiente baseado na plataforma de programação em blocos Scratch, no qual os alunos poderão criar seus projetos com jogos e ao mesmo tempo desenvolver contextos com PC e PA na resolução de problemas.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/vzBEVwnO_T4
Palavras-chave: Pensamento computacional, Pensamento algébrico, Ensino de Matemática, Scratch

Referências

J. R. Almeida. 2016. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico: um modelo para os problemas de partilha de quantidade. Ph.D. Dissertation. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife-PE.

Christian Puhlmann Brackmann. 2017. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. (2017).

Bruno Feldman da Costa. 2010. A Importância do saber matemático na vida das pessoas. (2010).

Seymour Papert. 1972. Teaching children thinking. Programmed Learning and Educational Technology 9, 5 (1972), 245–255.

Moita Filomena M. G. S. C. Viana Lucas H. Cavalcante Marlon T. M. Ramos, Izamara R. 2020. QRCODEGEBRICO: pensamento computacional na aprendizagem da álgebra. CRV, Curitiba, 201–216.

José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, and Alexandra Fogli Serpa Geraldini. 2017. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional 17, 52 (2017), 455–478.

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35.
Publicado
24/04/2022
SILVA, Jairo Rodrigues da; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 25-26. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19406.