Jogos para o aprendizado de programação: como as modalidades mono e multijogadores afetam a motivação dos alunos?

  • Rodrigo Leite PUC-Rio
  • Edward Haeusler PUC-Rio
  • Jefferson Santos PUC-Rio

Resumo


Nesta pesquisa investigaremos, de forma qualitativa e exploratória, as formas como um jogo educativo de programação motiva alunos quando jogado nas modalidade monojogador e multijogador. Faremos isso através de um Estudo de Caso, usando o paradigma Design Science Research, onde exporemos dois grupos de alunos voluntários de uma disciplina introdutória de programação (de nível superior) a uma implementação inédita de um jogo digital educativo de programação. Cada grupo terá acesso a uma das modalidade (mono ou multi jogador). Após essa interação, conduziremos entrevistas semi-estruturadas com os alunos e, sobre essas, uma análise de discurso. Com essa pesquisa esperamos contribuir para ampliar o entendimento desse tema pouco explorado.

Palavras-chave: Jogos educativos, Educação de computação, Jogo monojogador, Jogo multijogador

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Publicado
24/04/2022
LEITE, Rodrigo; HAEUSLER, Edward; SANTOS, Jefferson. Jogos para o aprendizado de programação: como as modalidades mono e multijogadores afetam a motivação dos alunos?. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 44-46. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19413.