Como Enfrentar o Desengajamento dos Estudantes de Computação da Educação Básica Utilizando Gamificação?

Resumo


O ensino de Ciências Exatas, em especial a Ciência da Computação, pode ser um processo desafiador, sobretudo quando na Educação Básica. Tal desafio fez com que ao longo dos últimos anos, diferentes estudos tenham buscado alternativas para melhorar o ensino de Computação, com destaque para as abordagens lúdicas (e.g., jogos, gamificação, e realidade aumentada). Apesar de avanços, ainda se faz necessário uma discussão a cerca de novas abordagens lúdicas que possam melhorar a experiência dos estudantes. Diante disso, esse painel tem por objetivo discutir o uso de gamificação como abordagem lúdica contemporânea para auxiliar no ensino de Computação. O painel contribui com a comunidade de Educação em Computação (especialmente professores da Educação Básica e Superior) por meio de uma discussão sobre como usar abordagens lúdicas para melhorar a experiência de estudantes de Computação.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Gamificação, Aprendizagem lúdica, Engajamento, Painel

Referências

Mayyadah A Altaie and Dayang Norhayati Abang Jawawi. 2021. Adaptive gamification framework to promote computational thinking in 8-13 year olds. Journal of e-Learning and Knowledge Society 17, 3, 89–100.

Shurui Bai, Khe Foon Hew, and Biyun Huang. 2020. Does gamification improve student learning outcome? Evidence from a meta-analysis and synthesis of qualitative data in educational contexts. Educational Research Review 30, 100322.

Melissa Bond. 2020. Facilitating student engagement through the flipped learning approach in K-12: A systematic review. Computers & Education 151, 103819.

Varvara Garneli, Michail N Giannakos, and Konstantinos Chorianopoulos. 2015. Computing education in K-12 schools: A review of the literature. In 2015 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers, Piscataway, Nova Jersey, EUA, 543–551.

Carina Soledad González-González. 2019. Gamificación en el aula: ludificando espacios de enseñanza-aprendizaje presenciales y espacios virtuales. Researchgate 1, 1, 1–22.

Carina Soledad González-González. 2022. Unplugged Gamification: towards a definition. In Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality. Association for Computing Machinery, New YorkNYUnited States, 1–9.

Stuart Hallifax, Elise Lavoué, and Audrey Serna. 2020. To Tailor or Not to Tailor Gamification? An Analysis of the Impact of Tailored Game Elements on Learners’ Behaviours and Motivation. In Artificial Intelligence in Education. Springer International Publishing, USA, 216–227.

Juho Hamari. 2019. Gamification. The Blackwell Encyclopedia of Sociology, Hoboken, Nova Jersey, EUA, Chapter Gamification, 1–3.

Peter Hubwieser, MichailNGiannakos, Marc Berges, Torsten Brinda, Ira Diethelm, Johannes Magenheim, Yogendra Pal, Jana Jackova, and Egle Jasute. 2015. A global snapshot of computer science education in K-12 schools. In Proceedings of the 2015 ITiCSE on working group reports. Association for Computing Machinery, New York City, 65–83.

Ana Carolina Tomé Klock, Isabela Gasparini, Marcelo Soares Pimenta, and Juho Hamari. 2020. Tailored gamification: A review of literature. International Journal of Human-Computer Studies 144, 102495.

Jonna Koivisto and Juho Hamari. 2019. The rise of motivational information systems: A review of gamification research. International Journal of Information Management 45, 191–210.

MonicaMMcGill and Adrienne Decker. 2020. Tools, languages, and environments used in primary and secondary computing education. In Proceedings of the 2020 ACM conference on innovation and technology in computer science education. Association for Computing Machinery, New York City, 103–109.

Wilk Oliveira, Juho Hamari, Lei Shi, Armando M. Toda, Luiz Rodrigues, Paula T. Palomino, and Seiji Isotani. 2022. Tailored gamification in education: A literature review and future agenda. Education and Information Technologies 27, 5, 1–34.

Luiz Rodrigues, Filipe Pereira, Armando Toda, Paula Palomino, Wilk Oliveira, Marcela Pessoa, Leandro Carvalho, David Oliveira, Elaine Oliveira, Alexandra Cristea, and Seiji Isotani. 2022. Are They Learning or Playing? Moderator Conditions of Gamification’s Success in Programming Classrooms. ACM Trans. Comput. Educ. 22, 3, Article 30, 27 pages.

Ana Cláudia Guimarães Santos, Wilk Oliveira, Juho Hamari, Luiz Rodrigues, Armando M Toda, Paula T Palomino, and Seiji Isotani. 2021. The relationship between user types and gamification designs. User Modeling and User-Adapted Interaction 31, 5, 907–940.
Publicado
06/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Isabelle Melo do; SANTOS, Ana Cláudia Guimarães; OLIVEIRA, Wilk. Como Enfrentar o Desengajamento dos Estudantes de Computação da Educação Básica Utilizando Gamificação?. In: PROPOSTAS DE PAINÉIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-51. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229133.