The Cave: um jogo educacional que auxilia o desenvolvimento do Pensamento Computacional através da aprendizagem sobre figuras geométrias
Resumo
O presente trabalho aborda a proposta de um jogo educacional intitulado "The Cave", cujo objetivo é auxiliar estudantes que cursam Ensino Fundamental I com conteúdo sobre formas geométricas da disciplina de Matemática. Para que o estudante consiga resolver os desafios propostos na fase do jogo, serão apresentadas mecânicas de aprendizagem que incentivam na prática do Pensamento Computacional e do raciocínio lógico, a fim de associar os tipos de formas e identificação de padrões para resolver os desafios do jogo.
Palavras-chave:
formas geométricas, Pensamento Computacional, jogo educacional
Referências
Filomena Moita and Lucas Henrique Viana. 2019. Um estudo sobre as conexões entre o desenvolvimento do pensamento computacional e o ensino da Geometria. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (2019), 208
Fernanda Gabriela de Sousa Pires et al. 2021. Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. (2021).
Letícia Coelho Roland, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre, Mary Lúcia Pedroso Konrath, and Liane Margarida Rockenbach Tarouco. 2004. Jogos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação 2, 1 (mar. 2004).
Angélica Taschetto Scolari, Giliane Bernardi, and Andre Zanki Cordenonsi. 2007. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. RENOTE 5, 2 (2007).
Jeannette M Wing. 2008. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences 366, 1881 (2008), 3717–3725.
Eduardo Abreu Xavier, Luciana Foss, Simone Andréda Costa Cavalheiro, Maria Arlita da Silveira Soares, and Leugim C Romio. 2021. Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental. SBC (2021), 989–1001.
Fernanda Gabriela de Sousa Pires et al. 2021. Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. (2021).
Letícia Coelho Roland, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre, Mary Lúcia Pedroso Konrath, and Liane Margarida Rockenbach Tarouco. 2004. Jogos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação 2, 1 (mar. 2004).
Angélica Taschetto Scolari, Giliane Bernardi, and Andre Zanki Cordenonsi. 2007. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. RENOTE 5, 2 (2007).
Jeannette M Wing. 2008. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences 366, 1881 (2008), 3717–3725.
Eduardo Abreu Xavier, Luciana Foss, Simone Andréda Costa Cavalheiro, Maria Arlita da Silveira Soares, and Leugim C Romio. 2021. Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental. SBC (2021), 989–1001.
Publicado
22/04/2024
Como Citar
GUEDES, Andrey; BENTES, Julian; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda.
The Cave: um jogo educacional que auxilia o desenvolvimento do Pensamento Computacional através da aprendizagem sobre figuras geométrias. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 33-34.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238818.