Avaliação da Maturidade de PBL no Ensino de Programação de Software na Perspectiva Discente em Turma Heterogênea
Resumo
Este estudo investiga a percepção dos estudantes quanto aos princípios do Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-based Learning ou PBL) no ambiente de aprendizagem à programação de software em turma heterogênea. O objetivo é avaliar como a conformidade com os princípios relacionados aos problemas, ambiente de aprendizagem, conteúdo de apoio e modelo de avaliação afeta a efetividade do PBL, considerando a diversidade de habilidades e conhecimentos dos alunos no trabalho em grupo. Será realizado um estudo de caso qualitativo, utilizando observação participante, questionários e entrevistas. As contribuições potenciais incluem melhorias nas práticas de ensino de programação de software, avanços no entendimento da interação e aprendizado, e a promoção de uma educação mais eficaz e engajadora a partir de abordagens ativas como PBL. Espera-se que os resultados auxiliem no estímulo à adoção de estratégias de ensino estimulantes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, em constante evolução na área de computação, contribuindo para uma sociedade digitalmente capacitada.
Referências
Howard S Barrows. 1998. The essentials of problem-based learning. Journal of Dental Education 62, 9 (1998).
Juebei Chen, Anette Kolmos, and Xiangyun Du. 2021. Forms of implementation and challenges of PBL in engineering education: a review of literature. European Journal of Engineering Education 46, 1 (2021), 90–115.
Simone C dos Santos, Caliane O Figuerêdo, and Fernando Wanderley. 2013. PBLTest: A model to evaluate the maturity of teaching processes in a PBL approach. In 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 595–601.
Petra Kastl and Ralf Romeike. 2018. Agile projects to foster cooperative learning in heterogeneous classes. In 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 1182–1191.
Amruth N Kumar and Rajendra K Raj. 2022. Computer Science Curricula 2023 (CS2023) Community Engagement by the ACM/IEEE-CS/AAAI Joint Task Force. In Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 2. 1212–1213.
John R Savery and ThomasMDuffy. 1995. Problem based learning: An instructional model and its constructivist framework. Educational technology 35, 5 (1995), 31–38.
Ali Houssein Souleiman. 2017. Orchestration and Adaptation of Learning Scenarios— Application to the Case of Programming Learning/Teaching. In 2017 IEEE/ACS 14th International Conference on Computer Systems and Applications (AICCSA). IEEE, 7–11.
Robert K Yin. 2014. Case study research: Design and methods (applied social research methods). Sage publications Thousand Oaks, CA.