Resumo Estendido sobre o EMPADARIA: um framework para a criação de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos

Resumo


Este artigo apresenta um resumo estendido dos resultados obtidos na dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação em 22/12/2023. O trabalho foi desenvolvido pela primeira pessoa autora, num período de 34 meses, sob a orientação das últimas pessoas autoras. Neste artigo, é apresentado o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um framework, nomeado EMPADARIA, baseado na Pedagogia de Projetos para criação de jogos narrativos interativos e que também favoreça a inclusão de estudantes com deficiência visual. O framework apresenta subprodutos diversos que visam garantir a autonomia do professor, adaptar a prática do professor conforme o contexto escolar, bem como facilitar o desenvolvimento dos jogos narrativos. O framework foi aplicado em duas salas de aulas do ensino regular com auxílio dos professores e com a presença de estudantes com e sem deficiência visual. Os resultados indicaram o potencial de inclusão do framework, bem como o engajamento e apropriação de conhecimentos diversos (curriculares, computacionais, sociais e científicos) pelos estudantes.

Palavras-chave: Jogos na Educação, Ficção Interativa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Tecnologias Assistivas

Referências

Fabio A. Bezerra, Jefferson V. Nunes, and Andréa S.R. da Silva. 2023. Cultura Digital na BNCC: necessidade da competência Informacional para o processo formativo do professor. Brazilian Journal of Information Science 17 (2023), 1.

Walter R.B. Carvalho, Carla L. Rodriguez, and Rafaela V. Rocha. 2021. Audiojogos educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2021), 371–380.

Walter R.B. Carvalho, Carla L. Rodriguez, and Rafaela V. Rocha. 2022. Proposta de framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos. Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (2022), 186–191.

Demétrio Delizoicov and André J Angotti. 1990. Física. Cortez Editora, São Paulo:. 184 pages.

Rháleff N.R. Oliveira, Rodrigo P. Cardoso, Juliana C. Braga, and Rafaela V. Rocha. 2018. Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2018), 854–863.
Publicado
22/04/2024
CARVALHO, Walter Rubens Bolitto; RODRIGUEZ, Carla Lopes; ROCHA, Rafaela Vilela da. Resumo Estendido sobre o EMPADARIA: um framework para a criação de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 55-56. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238964.