Desmistificando o Ensino de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

  • Pedro Coura UFV
  • Isabela Freitas UFV
  • Hugo Costa UFV
  • Jose Nacif UFV
  • Ricardo Ferreira UFV

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

Canesche, M., Bragança, L., Neto, O. P. V., Nacif, J. A., and Ferreira, R. (2021). Google colab cad4u: Hands-on cloud laboratories for digital design. In 2021 IEEE International Symposium on Circuits and Systems (ISCAS), pages 1–5. IEEE.

Ferreira, R., Canesche, M., and Nacif, J. (2023). Ideias para uso do google colab no ensino de computação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 12–13. SBC.

Kim, J., Lee, H., and Cho, Y. H. (2022). Learning design to support student-ai collaboration: Perspectives of leading teachers for ai in education. Education and Information Technologies, 27(5):6069–6104.

LeCun, Y., Bengio, Y., and Hinton, G. (2015). Deep learning. Nature, 521:436–444.

Lee, I. and Perret, B. (2022). Preparing high school teachers to integrate ai methods into stem classrooms. In Proceedings of the AAAI conference on artificial intelligence, volume 36, pages 12783–12791.

Messeri, L. and Crockett, M. (2024). Artificial intelligence and illusions of understanding in scientific research. Nature, 627(8002):49–58.

OpenAI (2023). Gpt-4 technical report. arXiv preprint arXiv:2303.08774.

Sabino, C. E., Nacif, J. A., and Ferreira, R. (2024). Acesso compartilhado à recursos físicos com google colab. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 11–12. SBC.

Schmidt, S. (2024). Universidades brasileiras discutem regras de uso de inteligência artificial.
Publicado
07/04/2025
COURA, Pedro; FREITAS, Isabela; COSTA, Hugo; NACIF, Jose; FERREIRA, Ricardo. Desmistificando o Ensino de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 25-27. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6578.