Estratégias para o Ensino de Machine Learning para Estudantes em Vulnerabilidade Social no Ensino Fundamental e Médio: Um Resumo

  • Ramon Mayor Martins UFSC
  • Christiane G. von Wangenheim UFSC

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

Branch, R. M. (2009). Instructional Design: The ADDIE Approach. Yin, R. K. (2017). Case Study Research and Applications: Design and Methods.

IBM (2025). What is Machine Learning? Disponível em: [link].

Pedró, F. et al (2019). Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. UNESCO.

Martins, R. M. (2024). Estratégias para o Ensino de Machine Learning para Estudantes em Vulnerabilidade Social no Ensino Fundamental e Médio. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) PPGCC/Universidade Federal de Santa Catarina.

Martins, R. M., & Gresse von Wangenheim, C. (2024). Teaching Computing to Middle and High School Students from a Low Socio-Economic Status Background: A Systematic Literature Review.

Parker, M. C., & Guzdial, M. (2015) A critical research synthesis of privilege in computing education. OECD PISA (2019).

Petersen, K. et al. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update.

PISA 2018 Results (Vol. II): Where All Students Can Succeed: Country Note Brazil.

Saunders, M. N. K., et al. (2019). Research Methods for Business Students.

Wunderlich, A. et al. (2021). Machine Learning for Business Students: An Experiential Learning Approach.

Su, J., & Zhong, Y. (2022). Artificial Intelligence (AI) in early childhood education: Curriculum design and future directions.
Publicado
07/04/2025
MARTINS, Ramon Mayor; WANGENHEIM, Christiane G. von. Estratégias para o Ensino de Machine Learning para Estudantes em Vulnerabilidade Social no Ensino Fundamental e Médio: Um Resumo. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 88-90. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6287.