Relato de Experiência sobre a Utilização da Computação Física no Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação no IFPR
Resumo
Este artigo relata experiência no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFPR, câmpus Assis Chateaubriand. O objetivo da experiência foi investigar a eficiência do conceito de Computação Física para melhorar o resultado cognitivo dos estudantes no que se refere ao conhecimento e desenvolvimento de algoritmos e lógica de programação. Os resultados parciais apresentados são promissores.
Referências
CAMARATA, Ken et al. (2003). A Physical Computing Studio: Exploring Computational Artifacts and Environments. International Journal of Architectural Computing, v. 1, n. 2, p. 169-190.
GIRAFFA, Lucia Maria Martins; MORA, Michael da Costa (2013). Evasão na Disciplina de Algoritmo e Programação: Um Estudo a Partir dos Fatores Intervenientes na Perspectiva do Aluno . In: III CLABES. Madrid: EUIT de Telecomunicaion, 2013. v. 1. p. 188-197.
McROBERTS, Michael. (2011). Arduino Básico. São Paulo: Novatec.
USBORNE. Introdução à Eletrônica. (1985). Rio de Janeiro: Lutécia.