Relato de Experiência sobre a Utilização da Computação Física no Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação no IFPR

  • Olavo José Luiz Junior IFPR

Resumo


Este artigo relata experiência no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFPR, câmpus Assis Chateaubriand. O objetivo da experiência foi investigar a eficiência do conceito de Computação Física para melhorar o resultado cognitivo dos estudantes no que se refere ao conhecimento e desenvolvimento de algoritmos e lógica de programação. Os resultados parciais apresentados são promissores.

Referências

BANZI, Massimo. (2011). Primeiros Passos com o Arduino. São Paulo: Novatec.

CAMARATA, Ken et al. (2003). A Physical Computing Studio: Exploring Computational Artifacts and Environments. International Journal of Architectural Computing, v. 1, n. 2, p. 169-190.

GIRAFFA, Lucia Maria Martins; MORA, Michael da Costa (2013). Evasão na Disciplina de Algoritmo e Programação: Um Estudo a Partir dos Fatores Intervenientes na Perspectiva do Aluno . In: III CLABES. Madrid: EUIT de Telecomunicaion, 2013. v. 1. p. 188-197.

McROBERTS, Michael. (2011). Arduino Básico. São Paulo: Novatec.

USBORNE. Introdução à Eletrônica. (1985). Rio de Janeiro: Lutécia.
Publicado
28/07/2014
LUIZ JUNIOR, Olavo José. Relato de Experiência sobre a Utilização da Computação Física no Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação no IFPR. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 2. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 1-4. ISSN 2763-8766.