Uso da Tecnologia Assistiva para implementação de um jogo educacional para deficientes visuais utilizando a plataforma DosVox/JogaVox

  • Gabriela Monteiro IFMS
  • Larissa Zahler IFMS
  • Ricardo Nascimento IFMS

Resumo


O principal objetivo deste projeto é fazer a interação entre deficientes visuais e máquina, através do uso da tecnologia assistiva, que vai de um simples objeto adaptado, até grandes softwares para fazer tal interação. Por meio da plataforma DosVox e alguns periféricos computacionais podemos contribuir num processo educacional de pessoas com deficiências visuais através do jogo “Quiz biológico”, que foi desenvolvido na plataforma DosVox/JogaVox e testado por um deficiente visual.

Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – PROJETO DOSVOX – Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/ . Acesso em: 08 abr. 2014

BORGES, TIAGO P. TecnoAssist – Jogavox : jogo de quiz - Parte 1. 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3z_vMiV6ONM .Acesso em: 03 mar. 2014

BORGES, TIAGO P. TecnoAssist – Módulo Jogavox : jogo de quiz - Parte 2. 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cEF778imMNQ .Acesso em: 03 mar. 2014

BORGES, TIAGO P. TecnoAssist – Módulo Jogavox : jogo de sorteio - Parte 1. 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JSeKzSf1ssg .Acesso em: 05 mar. 2014

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Disponível em: [http://www.ampid.org.br/Artigos/Artigo_Estatuto_Deficiente_MAG.php] . Acesso em: 15 de jun. de 2011.
Publicado
28/07/2014
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MONTEIRO, Gabriela; ZAHLER, Larissa; NASCIMENTO, Ricardo. Uso da Tecnologia Assistiva para implementação de um jogo educacional para deficientes visuais utilizando a plataforma DosVox/JogaVox. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 2. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 13-16. ISSN 2763-8766.