Desenvolvimento de Ferramentas de Bioinformática para Busca de Genes em Bases de Dados de Transcriptômica e Metagenômica

  • Wendel de Almeida IFB
  • Beatriz Magalhães IFB
  • Fabiano Fernandes IFB

Resumo


O estudo do potencial biotecnológico de um sistema biológico, hoje se beneficia do recente desenvolvimento de plataformas de sequenciamento em larga escala de DNA e RNA em que se pode interrogar e se obter uma visão ampla da complexidade de um sistema biológico. Além disso, a análise da expressão gênica não se limita mais a um conjunto conhecido de RNA transcritos, mas estende-se ao sequenciamento do RNA total. Assim sendo, o presente projeto desenvolveu um módulo de software que possibilita a eliminação da ocorrência de erros manuais e a automatização da busca de genes em bases de dados de metagenômica e transcriptômica.

Referências

Malkaram, S. A., Hassan, Y. I. e Zempleni, J. (2012). Online tools for bioinformatics analyses in nutrition sciences. Adv Nutr, v. 3, n. 5, p. 654-65.

Prosdocimi, F. Introdução à Bioinformática. UFRJ, Rio de Janeiro, mar. 2014. Disponível em: [http://www2.bioqmed.ufrj.br/prosdocimi/FProsdocimi07_CursoBioinfo.pdf]. Acesso em: 12 mar. 2014.

Till, D. (1996) “Teach Yourself Perl 5 in 21 days”, Sams Publishing, Indianapolis, IN, 2nd. edition.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DE ALMEIDA, Wendel; MAGALHÃES, Beatriz; FERNANDES, Fabiano. Desenvolvimento de Ferramentas de Bioinformática para Busca de Genes em Bases de Dados de Transcriptômica e Metagenômica. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 2. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 17-20. ISSN 2763-8766.