Arquitetura de Seleção de Redes com Baixo Consumo de Recursos Computacionais para Dispositivos Móveis

  • Fábio da Silva IFTO
  • Claudio Monteiro IFTO
  • Mauro de Boni IFTO
  • Carlos Tolentino IFTO

Resumo


Este artigo descreve a proposta de uma arquitetura de seleção de redes para dispositivos da plataforma Android, que tem como objetivo executar uma seleção eficiente com baixo custo computacional para os móveis, de modo que não afete a autonomia do aparelho. Uma métrica realizará a verificação da qualidade de serviço das redes sem fio próximas utilizando um modelo de predição. A arquitetura será implementada utilizando o modelo cliente/servidor para que a coleta e o processamento das informações possam ser dividos entre o móvel e uma máquina auxiliar.

Referências

Carvalho, L., Monteiro, C. d. C., and Carvalho, J. J. d. (2012). Implementação de aplicativo para seleção de redes em ambientes android.

Costa, F. R. B., Monteiro, C. d. C., Silva Filho, M. C. d., and Carvalho, J. J. d. (2012). Predição de qos em redes sem fio a partir do nível de sinal.

Costa Neta, A. J. and Monteiro, C. d. C. (2014). Análise do consumo de tráfego de vídeo em redes ip.

Crete, F., Dolmiere, T., Ladret, P., and Nicolas, M. (2007). The blur effect: perception and estimation with a new no-reference perceptual blur metric. Human vision and electronic imaging XII, 6492:64920I.

Monteiro, C. d. C. (2012). Um ambiente para apoio à integração de redes sem fio heterogêneas.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Fábio; MONTEIRO, Claudio; DE BONI, Mauro; TOLENTINO, Carlos. Arquitetura de Seleção de Redes com Baixo Consumo de Recursos Computacionais para Dispositivos Móveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 2. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 49-52. ISSN 2763-8766.